Armários inteligentes chegam para socorrer condomínios na gestão de encomendas
Por Cidades e Serviços
Última atualização: 09/02/2022
Tecnologia
O crescimento do comércio eletrônico durante a pandemia fez administradores de condomínios e construtoras repensarem a logística das entregas e recebimentos de encomendas nos residenciais. Com o aumento das compras online, como gerenciar esses recebimentos, garantindo a segurança dos moradores, mas sem alterar a rotina dos mesmos ou sobrecarregar funcionários da portaria? A solução é se adaptar à realidade digital, utilizando armários inteligentes, também conhecidos como lockers, para viabilizar as entregas e evitar transtornos.
No Brasil, o uso desses equipamentos ainda é recente, mas empresas como a Clique Retire já oferecem instalação e manutenção do serviço para condomínios residenciais. Os armários funcionam da seguinte forma: a lista de moradores e apartamentos do condomínio é registrada no sistema dos lockers, o entregador chega e se dirige diretamente ao terminal de autoatendimento do residencial, segue os passos indicados na tela até que uma gaveta se abra para a armazenagem da correspondência ou mercadoria. Após isso, o morador recebe SMS e e-mail avisando sobre a disponibilidade do produto para retirada, com um código único e um QR Code.
De acordo com Ernesto Barbosa, head de marketing, expansão e novos negócios da Clique Retire, os armários inteligentes são muito mais do que um guarda-volumes. “Eles simplificam o recebimento, o armazenamento e a coleta das encomendas. Com os lockers, ganham os condomínios, moradores, porteiros e entregadores. Para a administração condominial é menos uma tarefa que representa intensa ocupação e grande responsabilidade. Para os moradores, traz comodidade, privacidade e segurança. E para os entregadores é mais prático e rápido, pois não ficam à espera de quem os receba e podem fazer as entregas a qualquer hora”, explica.
A gerente e síndica da Luggo, startup do grupo MRV, Ana Paula Bezerra, comenta sobre o uso dos armários no residencial que administra, em Campinas. “Com a maior parte dos nossos moradores em home office, as compras pela internet tornaram-se uma rotina, seja para um presente ou para as compras do dia a dia no mercado. O grande diferencial do locker, é que os entregadores que estão habituados, já entram rapidamente no local após a liberação da portaria, guardam as encomendas e ali elas ficam seguras até o morador ir retirar. O nosso equipamento, por exemplo, fica na guarita, num local coberto e com câmeras de segurança”, informa.
No condomínio, vivem aproximadamente 230 moradores, a maior parte entre 20 e 40 anos. “Alguns idosos que não estavam habituados com a modernidade digital tiveram um primeiro acesso com o nosso acompanhamento. Dali em diante, tudo se tornou muito fácil. E isso mostrou o quanto todos os nossos demais serviços, que são de autoatendimento e por meio de aplicativos, não eram um bicho de sete cabeças, trazendo para eles além da autonomia, a liberdade de fazer suas escolhas dentro do condomínio”, garante a gestora.
Nos residenciais da Luggo que fazem uso dos armários, os lockers são dimensionados pelo número de unidades existentes. “Caso o armário fique com sua capacidade totalmente ocupada, fazemos a retirada das encomendas mais antigas e recebemos na recepção, onde o morador pode fazer a retirada”, destaca o coordenador de Marketplace da startup, Iago Moreira.
A estrutura necessária para a instalação do serviço, segundo Ernesto Barbosa, depende do tipo de empreendimento, de quando foi construído e em qual região do país se encontra. “Condomínios menores e mais antigos possuem pequenas áreas disponíveis em suas portarias. Já nos condomínios mais novos e maiores, encontramos mais espaço. O ideal é que seja instalado em uma clausura próxima da portaria, onde o acesso dos entregadores seja simples e não avance sobre a área comum. Necessita apenas de uma tomada-padrão de três pinos, rede aterrada, linha dedicada de fornecimento de energia (não compartilhada com outras tomadas ou iluminação), piso nivelado e área coberta protegida contra intempéries”, conta.
Desde o início da pandemia, a Clique Retire registrou aumento na procura pelo serviço. “Percebemos um crescimento na procura. Como o locker é uma solução de conveniência e comodidade, as pessoas percebem o valor de sua utilização. Neste mês de janeiro chegamos a aproximadamente 550 equipamentos em operação na região Sudeste. Nossa expectativa é chegar a 1.500 até o final de 2022”, avalia o porta-voz.
Atualmente, a empresa oferta o serviço para portarias em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Minas Gerais. O investimento para contratação depende da configuração do equipamento, número de unidades, tipo do condomínio e serviços contratados. Um equipamento básico com até 20 compartimentos tem aluguel mensal entre R$900 e R$1.200.
Por: Fabiana Oliva