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Armários inteligentes chegam para socorrer condomínios na gestão de encomendas

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 09/02/2022

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O crescimento do comércio eletrônico durante a pandemia fez administradores de condomínios e construtoras repensarem a logística das entregas e recebimentos de encomendas nos residenciais. Com o aumento das compras online, como gerenciar esses recebimentos, garantindo a segurança dos moradores, mas sem alterar a rotina dos mesmos ou sobrecarregar funcionários da portaria? A solução é se adaptar à realidade digital, utilizando armários inteligentes, também conhecidos como lockers, para viabilizar as entregas e evitar transtornos. 

No Brasil, o uso desses equipamentos ainda é recente, mas empresas como a Clique Retire já oferecem instalação e manutenção do serviço para condomínios residenciais. Os armários funcionam da seguinte forma: a lista de moradores e apartamentos do condomínio é registrada no sistema dos lockers, o entregador chega e se dirige diretamente ao terminal de autoatendimento do residencial, segue os passos indicados na tela até que uma gaveta se abra para a armazenagem da correspondência ou mercadoria. Após isso, o morador recebe SMS e e-mail avisando sobre a disponibilidade do produto para retirada, com um código único e um QR Code.

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Para Ernesto Barbosa, da Clique Retire, os armários inteligentes são muito mais do que um guarda-volumes: “Eles simplificam o recebimento, o armazenamento e a coleta das encomenda”
Crédito da foto: Fernanda Vidoti

De acordo com Ernesto Barbosa, head de marketing, expansão e novos negócios da Clique Retire, os armários inteligentes são muito mais do que um guarda-volumes. “Eles simplificam o recebimento, o armazenamento e a coleta das encomendas. Com os lockers, ganham os condomínios, moradores, porteiros e entregadores. Para a administração condominial é menos uma tarefa que representa intensa ocupação e grande responsabilidade. Para os moradores, traz comodidade, privacidade e segurança. E para os entregadores é mais prático e rápido, pois não ficam à espera de quem os receba e podem fazer as entregas a qualquer hora”, explica. 

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Ana Paula Bezerra é síndica e conta que o grande diferencial do locker é a comodidade de guardar as encomendas e deixá-las seguras até o morador ir retirar, sem atrapalhar a rotina das pessoas

A gerente e síndica da Luggo, startup do grupo MRV, Ana Paula Bezerra, comenta sobre o uso dos armários no residencial que administra, em Campinas. “Com a maior parte dos nossos moradores em home office, as compras pela internet tornaram-se uma rotina, seja para um presente ou para as compras do dia a dia no mercado. O grande diferencial do locker, é que os entregadores que estão habituados, já entram rapidamente no local após a liberação da portaria, guardam as encomendas e ali elas ficam seguras até o morador ir retirar. O nosso equipamento, por exemplo, fica na guarita, num local coberto e com câmeras de segurança”, informa.

No condomínio, vivem aproximadamente 230 moradores, a maior parte entre 20 e 40 anos. “Alguns idosos que não estavam habituados com a modernidade digital tiveram um primeiro acesso com o nosso acompanhamento. Dali em diante, tudo se tornou muito fácil. E isso mostrou o quanto todos os nossos demais serviços, que são de autoatendimento e por meio de aplicativos, não eram um bicho de sete cabeças, trazendo para eles além da autonomia, a liberdade de fazer suas escolhas dentro do condomínio”, garante a gestora.

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Iago Moreira, da Luggo, conta que nos residenciais que fazem uso dos armários, os lockers são dimensionados pelo número de unidades existentes

Nos residenciais da Luggo que fazem uso dos armários, os lockers são dimensionados pelo número de unidades existentes. “Caso o armário fique com sua capacidade totalmente ocupada, fazemos a retirada das encomendas mais antigas e recebemos na recepção, onde o morador pode fazer a retirada”, destaca o coordenador de Marketplace da startup, Iago Moreira.

A estrutura necessária para a instalação do serviço, segundo Ernesto Barbosa, depende do tipo de empreendimento, de quando foi construído e em qual região do país se encontra. “Condomínios menores e mais antigos possuem pequenas áreas disponíveis em suas portarias. Já nos condomínios mais novos e maiores, encontramos mais espaço. O ideal é que seja instalado em uma clausura próxima da portaria, onde o acesso dos entregadores seja simples e não avance sobre a área comum. Necessita apenas de uma tomada-padrão de três pinos, rede aterrada, linha dedicada de fornecimento de energia (não compartilhada com outras tomadas ou iluminação), piso nivelado e área coberta protegida contra intempéries”, conta.

Desde o início da pandemia, a Clique Retire registrou aumento na procura pelo serviço. “Percebemos um crescimento na procura. Como o locker é uma solução de conveniência e comodidade, as pessoas percebem o valor de sua utilização. Neste mês de janeiro chegamos a aproximadamente 550 equipamentos em operação na região Sudeste. Nossa expectativa é chegar a 1.500 até o final de 2022”, avalia o porta-voz. 

Atualmente, a empresa oferta o serviço para portarias em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Minas Gerais. O investimento para contratação depende da configuração do equipamento, número de unidades, tipo do condomínio e serviços contratados. Um equipamento básico com até 20 compartimentos tem aluguel mensal entre R$900 e R$1.200. 

Por: Fabiana Oliva

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