PUBLICIDADE

Carport solar ajuda o meio ambiente e nos custos mensais do condomínio

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 09/01/2023

materia 2
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Redução de custos com energia elétrica, geração de energia limpa e sustentável, além da criação de um sistema de estacionamento mais seguro, confortável e protegido do sol. É o que oferece os Carports Solares, que vem ganhando cada vez mais espaço em condomínios residenciais e em diversos outros ambientes. Um estacionamento altamente tecnológico, onde os carros são acomodados embaixo de uma estrutura metálica, composta com placas de energia solar fotovoltaica.

 

O Diretor Geral da Mork Solar, Edher Thulio, explica que a estrutura metálica do estacionamento possui as placas de energia solar, que são responsáveis em captar a irradiação solar, gerar a energia a qual também será utilizada no condomínio durante o dia e o excedente da produção injetado na concessionária de energia que vai trabalhar com os créditos. 

 

“O sistema à noite desliga porque no período noturno não tem energia solar. Então, começa a utilizar a energia da concessionária. No final do mês, quando a concessionária envia a fatura, é possível verificar o que foi injetado e o que foi utilizado, daí é só realizar o abatimento da fatura.  É totalmente viável reduzir as contas em até 95% do valor. Sem falar que também acaba proporcionando cobertura para os veículos. Normalmente, instalamos num edifício garagem, onde os carros são descobertos e que acabam sofrendo com chuva normal, granizo, temperatura etc.”, explica.

 

Para realizar a instalação dos carpots solares é necessário realizar um levantamento para entender quantas unidades consumidoras o condomínio possui e qual o consumo médio de cada uma delas. Edher informa que é preciso saber também o padrão de entrada, se é de baixa, média ou alta intenção. 

 

“Baseado nisso, desenvolvemos um projeto e um orçamento técnico comercial para os síndicos encaminharem para a validação através da assembleia. Daí, é possível realizar uma análise do prazo de retorno do investimento e avaliar se encaixa dentro do orçamento deles ou se vão buscar uma linha de crédito no mercado para que a empresa comece a executar toda a implementação do sistema”, diz.

Segundo Edher, toda a instalação deve seguir as normas da concessionária de energia local, bem como as determinações da ABNT. “Existem padrões de qualidade para que a gente realize a instalação, sendo a vida útil de 25 anos, que é o que a gente propõe para o cliente”, complementa Edher. 

 

Manutenção

A manutenção do carport solar é fundamental para a durabilidade, utilidade do equipamento e prevenção de acidentes elétricos. A recomendação é que o processo seja realizado duas vezes por ano para manter os equipamentos em total execução. Deve ser realizada por uma equipe especializada, que irá fazer a limpeza dos painéis solares, bem como o diagnóstico da parte mecânica e elétrica do sistema, e ainda a verificação da fiação e conservação do equipamento.

 

“Com relação à manutenção há inversores com 10 a 15 anos de garantia, dependendo da marca e do modelo. As placas têm a garantia de eficiência energética de até 30 anos, onde o fabricante garante a competência delas. A limpeza das placas pode ser feita pela nossa equipe técnica, um zelador ou um terceiro prestador de serviço, que faça esse trabalho para o condomínio. A limpeza é realizada com água e sabão nas placas, além de um pano para tirar aquela poeira que acaba interferindo no índice de radiação. É um índice muito baixo, mas que pode tirar o impacto financeiro. Sempre manter limpo é importante para ter um melhor índice de captação de radiação solar”, pontua Edher. 

 

Confira os benefícios do carport solar para os condomínios:

  • Redução de gastos com a energia elétrica;
  • Proteção dos veículos contra os danos causados pela exposição ao sol;
  • Facilidade de manutenção;
  • Valorização do condomínio;
  • Energia mais sustentável;
  • Redução nas emissões de dióxido de carbono (CO2).

 

Por: Fabiana Oliva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE