12 mil furtos e roubos registrados a condomínios e residências, aponta pesquisa
Por Cidades e Serviços
Última atualização: 07/02/2024
Segurança
Infelizmente, a crescente incidência de atividades criminosas em áreas urbanas tem levado os condomínios fechados a se tornarem uma opção cada vez mais procurada, por oferecer maior proteção ao patrimônio e mais tranquilidade aos moradores.
A segurança é sempre uma preocupação de qualquer administração condominial e a portaria, seja para pedestres ou para automóveis, é um local que exige bastante atenção. Por isso instalar uma cancela automática pode proteger a comunidade contra o acesso de pessoas não autorizadas
De acordo com o último levantamento realizado pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP), o número de furtos em condomínios tem apresentado um crescimento preocupante nos últimos anos, o que reforça a necessidade de investir em soluções eficazes de segurança. A última pesquisa, realizada em 2018, mostrou que aproximadamente 12 mil ocorrências de furtos e roubos a residências e condomínios foram registradas em todo o estado de São Paulo. Apesar da pesquisa não especificar como essas ocorrências foram executadas, é possível perceber como esses locais são vulneráveis a ações criminosas se não tiverem um bom investimento em sistemas de segurança.
Diante desse cenário, o especialista em segurança, Sergio Junior Parente, defende que algumas medidas de segurança e proteção precisam ser tomadas e a cancela automática é uma delas. “A cancela automática é uma das principais formas de garantir a segurança dos condomínios, costumo dizer que é o ‘cartão de visitas’ da segurança do ambiente”. A escolha e a instalação das cancelas exigem conhecimento e atenção a diversos detalhes para garantir sua eficiência.
Como escolher o sistema ideal?
Um sistema facilmente integrado a outras soluções tecnológicas oferece maior versatilidade e controle, por isso, é comum adotar essa alternativa. Mauro Ribeiro, da empresa Protection Zone, especialista na instalação de cancelas eletrônicas, explica que o funcionamento da cancela automática é simples, pois a barreira se move para cima ou para baixo permitindo a passagem do veículo, normalmente acionada por motores elétricos.
“O principal objetivo da cancela é trazer segurança ao ambiente, controlando o fluxo de veículos, trazendo maior comodidade na gestão e maior controle de quem entra e quem sai. Quando integrada ao sistema, pode ser ligada por meio de uma antena UHF que, ao realizar a identificação e a leitura do tag UHF fixado no pára-brisa do automóvel, irá fazer a devida liberação da abertura da cancela”, explica.
Normalmente, os motores mais utilizados são os de corrente contínua, com a tensão de 24 volts que possui um consumo baixo de energia. No entanto, se houver um grande volume de entrada e saída de veículos, especialmente nos horários de pico, é necessário escolher uma cancela automática com motor de maior potência e velocidade de abertura e fechamento adequado.
Mauro menciona também outros tipos de sistemas, como o acionamento da cancela por botoeira, controle remoto, cartão de proximidade ou por meio de gerenciamento. “O acionamento da cancela também pode ser feito por meio de um leitor ou ticket, biométrico ou por meio de leitores de placas com softwares, que liberam a passagem após a identificação das informações cadastradas”, finaliza.
A cancela permite agilidade no acesso, assim, se o seu condomínio possui alto fluxo ou baixo fluxo essa tecnologia será aliada dispensando até a necessidade de um profissional atuando em conjunto.
Vantagens e desvantagens
Já vimos que há diversas vantagens na implementação de cancelas automáticas nos condomínios residenciais, sendo a primeira delas a segurança oferecida pelo controle de acesso capaz de abrir apenas para veículos autorizados. Integrando a cancela com sistemas de segurança, é possível monitorar e registrar as entradas e saídas, garantindo mais proteção e facilitando a identificação de eventuais problemas.
A segunda vantagem é a maior comodidade oferecida pela cancela, podendo ser acionada via controle remoto pelo porteiro ou moradores. Sua liberação também pode ser feita via tag veicular, leitores faciais, biométricos, qr code e até mesmo de aproximação.
A terceira vantagem da cancela para o condomínio é o baixo custo de manutenção devido à resistência e durabilidade do equipamento. Por ficar do lado de fora e exposta à variação climática, as cancelas possuem um material de maior qualidade, mas também podem passar por acabamentos que vão aumentar ainda mais sua durabilidade, permitindo anos de uso sem grandes manutenções.
A quarta vantagem é a valorização do imóvel, pois a presença de um sistema de controle de acesso, incluindo a utilização de cancelas automáticas, podem valorizar o condomínio e torná-lo mais atraente e seguro para os interessados em adquirir um imóvel no local. Ou seja, é possível enxergar que a cancela oferece diversas vantagens.
Apesar disso, a principal e mais evidente desvantagem da cancela é a vulnerabilidade que ela em alguns momentos pode oferecer, dando chance a invasões e a todo tipo de ocorrência desagradável.
Sergio Junior explica: “o item em si não possui capacidade para identificar usuários ou registrar acessos, pois isso é feito por meio de dispositivos e softwares de controle de acesso, muitas vezes integrados às cancelas. Muito embora as cancelas bloqueiem a passagem ou acesso de veículos em um determinado local, elas não oferecem resistência física a tentativas de acessos não autorizadas devido às suas características físicas”, alerta o especialista em segurança.
Essa vulnerabilidade, no entanto, pode ser resolvida com a adição de profissionais de segurança, por exemplo, que aumentam a proteção e podem oferecer mais conforto aos moradores.
Por : Juliana Marques