PUBLICIDADE

Aluguel de carros e mobilidade

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 10/04/2023

aluguel carro (1)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você sabe como alugar um carro e se realmente vale a pena? Dependendo do destino e da proposta da viagem, o aluguel de um carro torna-se indispensável, mas, além da liberdade, uma escolha errada pode custar uma fortuna ou arruinar o seu passeio. Por isso, é preciso estar atento a detalhes importantes como valor da diária, contratação de seguro, quilometragem livre, tanque cheio, cobranças extras, entre outros.

Segundo estimativas da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), houve um aumento de 15% na demanda pelo aluguel de veículos durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Mas a demanda maior foi verificada durante o feriado de carnaval, com um pico de 20% de crescimento, principalmente nas cidades que tradicionalmente recebem mais turistas como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Na comparação com o carnaval do ano passado, as atuais cotações do dólar e o custo das passagens aéreas no período levaram mais brasileiros a realizarem viagens curtas, nas quais o automóvel alugado surgiu como diferencial para o conforto. A perspectiva de evolução do segmento em 2023 tem como base, principalmente, o incremento do turismo doméstico no país.  

 

Antes de alugar

A primeira decisão antes de alugar um carro é verificar se você realmente precisará dele durante a sua viagem. Além do custo da locação, você terá que se preocupar com trânsito, estacionamento e até diária noturna, já que muitos hotéis não têm estacionamento gratuito. Mesmo assim, na maioria das vezes, a locação de carro pode ser a melhor escolha, já que não são todas as cidades que têm um bom sistema de transporte público.

Com a ajuda do guia de turismo, Orlando Nunes, listamos algumas dicas para você ficar atento antes de alugar um veículo.

 

Onde alugar

A maioria das pessoas chega cansada após horas de voo e quer logo pegar o carro e aproveitar o destino. No entanto, muitas vezes, vale a pena sair do aeroporto de táxi ou com outro tipo de transporte antes de contratar o aluguel porque, normalmente, as taxas e as locações são mais caras nos aeroportos do que nas lojas da cidade. 

“Sempre sugiro aos meus clientes que façam essa pesquisa para verificar se a economia vale a pena. No site da Rentcars, por exemplo, você consegue comparar o preço da diária de aluguel de veículos em mais de 200 locadoras no Brasil, Europa, Estados Unidos e outros destinos”, afirma Orlando. Lembre-se também que devido à alta demanda nos aeroportos, as filas e o tempo de espera são maiores para a liberação do carro. No entanto, o horário de atendimento das locadoras fora do aeroporto é mais restrito. 

 

Quilometragem livre ou controlada

Após decidir se vai alugar um carro nas suas próximas férias e se vai fazer isso no aeroporto ou em alguma loja na cidade de destino, é bom saber se você vai precisar rodar muito ou pouco. Algumas locadoras dão a opção de escolha entre quilometragem livre ou controlada, normalmente são 100km por dia. 

Orlando acha que algumas vezes o desconto vale a pena: “essa prática é muito comum entre as locadoras, mas é bom ficar atento porque às vezes você compra uma promoção de aluguel de veículo e não vê, nas entrelinhas, que a quilometragem é controlada e quando vai devolver o carro é surpreendido pela alta cobrança da distância excedida”.

 

Tanque cheio ou vazio

Muitas locadoras oferecem as duas escolhas na hora de locar o veículo: devolver o tanque vazio ou cheio. O melhor a escolher no aluguel de carro é receber ele de tanque cheio e devolvê-lo assim também. “É difícil você usar o tanque todo e ainda fazer o cálculo exato para entregar o veículo sem uma gota de gasolina”, comenta o guia de turismo. Caso você entregue o carro com o tanque vazio, provavelmente, terá de pagar um valor bem mais alto pelo combustível que será reposto.

 

Contratação de seguro 

Uma das questões que mais inquietam os consumidores é que tipo de seguro contratar durante o aluguel do carro. Há aqueles que querem economizar e aceitam o risco e aqueles que recorrem ao seguro mais completo. “Eu já fiz os dois. Já aluguei carro em diferentes países, mas, por sorte, a única vez que tive um incidente grave havia escolhido o seguro total. Neste dia, ao devolver o carro com avarias, nada foi cobrado e um novo carro foi entregue”, comenta Orlando. A cobertura do seguro garante mais conforto e tranquilidade.

 

Inspeção inicial e final 

Antes de sair do pátio da locadora verifique, muito bem, as condições do veículo. Acompanhe a checagem ao lado do fiscal e relate todos os problemas que devem constar na ficha de inspeção. Fique de olho em cada risco e marcas no carro. Veja se o estepe, macaco e chaves de roda estão no veículo. Confira o tanque, lanternas e faróis, e o manual no porta-luvas. Não deixe de levar uma cópia da inspeção e se quiser, faça fotos e vídeos no momento da retirada. 

Você pode estar cansado ou com pressa, mas perca um pouco de tempo para ler o contrato de locação do veículo antes de assinar. Alguns detalhes podem passar despercebidos e provocar uma grande dor de cabeça no final da locação. Se o carro que você reservou não está disponível no momento, a locadora é obrigada a lhe dar um upgrade sem custos extras. Fique atento porque todo cuidado é válido!

Por último e não menos importante, respeite as leis de trânsito. Não importa o lugar que você estiver, conhecer um pouco das leis locais e respeitar a sinalização é fundamental antes de alugar e utilizar qualquer veículo. 

 

Por: Juliana Marques

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE