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Mobilidade urbana também sofreu o impacto da pandemia, diz pesquisa global da Kantar

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 31/05/2021

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Novo estudo realizado pela Kantar – empresa especializada em pesquisas, identificação de tendências e comportamento de consumo – mostra que o fator pandemia alterou também a mobilidade urbana, sobretudo nas grandes cidades. Segundo o estudo Mobility Futures 2021: ‘The Next Normal’, o volume de viagens para trabalho, lazer ou para chegar a alguma instituição de ensino caiu 30% entre 2019 e 2020 globalmente. Em São Paulo, as viagens em geral foram reduzidas em 29% e os deslocamentos por conta de trabalho em 32%, mesmo número de Munique, na Alemanha. O transporte público foi a modalidade que mais sofreu impacto e teve redução global de 5,6% em volume de viagens.

A necessidade de trabalhar e, em alguns casos, estudar remotamente é a maior responsável pelas mudanças de mobilidade. Entre as 9,5 mil pessoas entrevistadas em 13 capitais em fevereiro deste ano, 65% trabalham em regime home office e metade pretende continuar nesta dinâmica mesmo com a possibilidade de voltar aos escritórios em curto e médio prazos.

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Pequim, na China, e Berlim e Munique, na Alemanha, são as cidades com menor número de pessoas trabalhando em casa. Foto: Forbes.

Em São Paulo, 69% têm a chance de trabalhar em seus lares, terceiro maior número das capitais avaliadas, e 52% planejam continuar assim. Mumbai, na Índia, é a cidade com porcentagem mais alta de profissionais trabalhando de casa (84%), seguida de Nova York (EUA) (70%). Nesses locais, 57% e 46% da população, respectivamente, planejam continuar neste regime no futuro. Pequim, na China, e Berlim e Munique, na Alemanha, são as cidades com menor número de pessoas trabalhando em casa: 45%, 56% e 59%, respectivamente.

O Mobility Futures 2021 responde às questões essenciais de mobilidade:

  • Como o comportamento de viagens e o trabalho remoto transformarão o futuro da mobilidade?
  • O que é necessário para o transporte público se recuperar?
  • As motivações positivas em torno do meio ambiente permanecerão?
  • Ou, com mais pessoas dirigindo sozinhas, haverá uma ressaca ambiental?
  • O que acontecerá com o “car-sharing”, “car-pooling” e a carona de saudação?
  • Como tudo isso impactará as infraestruturas da cidade?

Muda o tipo de transporte

mulher de bicicleta
Ao todo, o estudo avaliou as tendências de mobilidade urbana em 13 cidades. Foto: Kantar / Divulgação.

Em virtude dessas mudanças na rotina, o relatório aponta o crescimento do uso de meios de transporte saudáveis e sustentáveis. Caminhar lidera o ranking das modalidades que mais ganhou popularidade com a pandemia em todas as capitais e, junto das opções como bicicletas e patinetes, cresceu 3%. Na Europa, este número é ainda maior: 4,8%. Os Estados Unidos registram o menor impacto de meios de transporte saudáveis, com incremento de apenas 0.6%.

Outra tendência apontada pelo estudo é uma maior adesão ao “localismo”, ou seja, pessoas que escolhem se deslocar distâncias mais curtas usando meios saudáveis. Em média, 15 minutos do raio de suas casas são suficientes para realizar atividades básicas, como compras de mercado, por exemplo.

Paralelamente o maior desafio em relação à mobilidade é o aumento da preferência ao uso de carros e as cidades precisam se atentar à infraestrutura, seja no controle de tráfego intenso ou quanto à emissão de poluentes. As medidas restritivas de distanciamento social e risco de contágio estão no centro desta motivação. Mas, as longas distâncias e uma cultura que tem o carro como principal meio de transporte também têm seu papel.

Globalmente, a escolha do carro para fazer as viagens diárias cresceu 3,8%, ao mesmo tempo em que as iniciativas de compartilhamento de veículos, que vinham subindo gradativamente nos últimos anos, diminuíram 2,2%.

Na Europa, o uso do carro, geralmente levando apenas o motorista, aumentou 10% e a busca por transporte compartilhado caiu 14%. No entanto, mesmo com os veículos particulares sendo eleitos mais vezes, a intenção de comprar um novo caiu de 29% para 25% devido à reavaliação dos gastos das famílias. Por outro lado, aumentou o número de pessoas que planejam adquirir um bem elétrico.

Ao todo, o estudo avaliou as tendências de mobilidade urbana em 13 cidades: Berlim, Pequim, Mumbai, Bruxelas, Chicago, Copenhague, Londres, Madri, Milão, Munique, Nova York, Paris e São Paulo.

Você pode fazer o download do estudo aqui!

 

Fonte: São Paulo São

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