Aline Durães
Nenhuma empresa ultrapassa oito décadas de existência sem se reinventar diante dos desafios impostos pelo cenário externo e sem aproveitar oportunidades de mercado. Com a APSA não é diferente. Ao longo do tempo, a administradora condominial, que nasceu em Porto Alegre, na década de 1930, como operadora de crédito à casa própria, precisou diversificar sua atuação para manter a competitividade e liderança.
Em 2019, a administradora deu mais um importante passo no sentido da inovação empresarial com o APSA Corporate. A nova unidade de negócios da APSA é dedicada à gestão condominial de complexos empresariais, escritórios integrados e lajes corporativas. A ideia é aliar a expertise e a experiência conquistadas pela APSA ao longo dos anos com soluções inovadoras pensadas exclusivamente para o segmento corporativo. “Dependendo da necessidade do empreendimento, podemos exercer não só a gestão condominial como a função de síndico também”, explica Marcelo Freire, da Gerência Geral de Condomínios da APSA.
Na prática, o cliente tem acesso a uma gestão profissional completa, que atende diferentes necessidades do nicho corporativo. “Um gestor condominial faz atendimento exclusivo ao empreendimento, com foco na manutenção predial, questões operacionais, gerenciamento de pessoas e rotinas trabalhistas, atribuições financeiras e legais. Ele consegue apontar novas soluções mesmo em assuntos mais complexos, como segurança e planejamento orçamentário”, ressalta Edgar Poschetzky, gerente de Negócios da APSA.
MedPlex
Em junho, a carteira corporate da APSA – que já conta com empreendimentos no Rio de Janeiro, entre eles os edifícios Visconde de Itaboraí, Presidente Wilson e Barão de Mauá, e com o Monterey Offices, em Belo Horizonte – ganhou outro cliente de peso: o MedPlex, também de BH. Idealizado pela Cyrela Brasil e construído pela Patrimar Engenharia, o MedPlex é o maior complexo médico de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil. Em um terreno de mais de 4,5 mil metros quadrados, localizado em região privilegiada da capital mineira, o espaço reúne clínicas, laboratórios, consultórios, farmácias e outras estruturas médicas alinhadas às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e planejadas sob medida para os profissionais de Saúde.
“O Complexo Medplex possui 136 consultórios e clínicas de até mil metros quadrados e 11 lojas com tamanhos que variam de 71 a 241 metros quadrados. Além do espaço para consultas particulares de cada profissional, o complexo também conta com salas de reunião e auditório. Está próximo aos principais prestadores de serviços na área da Saúde, entre eles cinco dos mais importantes hospitais da cidade. Há estacionamento nas portas e 382 vagas no sistema rotativo. O acesso aos consultórios e áreas de serviço é controlado por catracas, com a identificação dos visitantes na portaria, garantindo a segurança de todos que circulam pelo local. Disponibilizamos ainda uma equipe de profissionais para prestar serviços exclusivos para facilitar o dia a dia. Concierge e serviço de manobrista estão inclusos no condomínio. Há também os serviços pay-per-use (cobrados conforme utilização), que incluem limpeza geral das unidades, atendimento de recepcionistas e auxiliar de Enfermagem, suporte de Informática (para pequenos reparos de software e hardware), motoboy e serviços de eletricista, hidráulico e chaveiro. É um espaço em que médicos e pacientes têm garantidas a tranquilidade e segurança para a realização de consultas e exames”, sublinha Patrícia Bernardino, gerente administrativa da Patrimar.
Uma estrutura de negócio desse porte só podia exigir uma gestão à altura. “Em um empreendimento de alto padrão, um dos mais sofisticados e inovadores de Minas Gerais, inspirado nos centros médicos mais avançados do mundo, como é o caso do Medplex, é muito importante contar com uma gestão bem feita. A parceria com a APSA chega para tornar essa questão uma realidade. Acreditamos no potencial da empresa e, por isso, firmamos parceria para que ela realize toda a gestão patrimonial, administração e gestão corporate do condomínio”, destaca Lucas Couto, diretor Comercial e de Marketing da Patrimar.
No Medplex BH, a APSA será responsável pela administração condominial, além de ser a síndica do complexo. No dia a dia, cuidará dos contratos de prestação de serviços, da contratação de colaboradores e da manutenção do edifício, estando a cargo ainda de toda a administração e gestão patrimonial das unidades. O desafio é gerir o complexo mineiro, de forma a garantir seu padrão de excelência em Saúde e consolidar o conceito do Medplex em Belo Horizonte, pois o complexo já está estabelecido em outras cidades brasileiras, como Porto Alegre e Campinas, por exemplo. “Devemos manter o pleno funcionamento desse empreendimento, trazendo inovações a um negócio que, em sua gênese, já é inovador. É um desafio, mas sem dúvida estamos preparados para ele”, afirma Marcelo Freire.
“Alguns diferenciais de mercado da APSA levam nossos clientes corporativos a optarem por contratar o Gestão Corporate, entre eles nossa transparência, atendimento personalizado, foco no relacionamento com o cliente e a certificação ISO 9001/2015, que assegura a eficiência de nosso sistema de gestão da qualidade. Tem peso especial nossa experiência nacional na administração de empreendimentos de alto padrão”, avalia Edgar Poschetzky.
A gerente administrativa da Patrimar, Patrícia Bernardino, confirma que parcerias anteriores exitosas entre a empresa e a APSA foram decisivas na escolha. “Priorizamos a APSA em função do posicionamento da empresa no mercado brasileiro e devido aos dois anos de parceria em outros empreendimentos da Patrimar”. Também em junho, a APSA assumiu a gestão do The Plaza, prédio em que funciona a sede a empresa Patrimar, em Belo Horizonte. “A expectativa é que a administradora faça uma gestão diferenciada, atuando de forma a atender as expectativas dos nossos clientes com relação aos serviços oferecidos no condomínio”, complementa Patrícia.
Corporate em São Paulo
Desde o final de agosto, a Gestão Corporate chegou também a São Paulo. Isso porque a APSA venceu a concorrência para administração predial de um empreendimento, localizado na Avenida Paulista, coração da maior cidade brasileira. Entre outras atividades, a APSA fica responsável por por gerenciar admissões e demissões de prestadores de serviço, controlar contratos com fornecedores e fazer a gestão técnica, financeira e contábil. Ou seja, assim como ocorreu no Medplex, ficará responsável por toda gestão do empreendimento.
O sucesso nesta concorrência traz mais uma inovação na forma de a APSA fazer negócio com grandes empreendimentos: o contrato de prestação de serviços com o complexo de São Paulo foi assinado de maneira digital. A iniciativa vai ao encontro das estratégias da empresa, que tem se esforçado para se posicionar como uma administradora digital. “Atualmente, a APSA é uma administradora digital permitindo acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, a todas as informações necessárias à gestão dos diferentes condomínios em nossas plataformas digitais. São relatórios financeiros, prestação de contas digital em 5 dias úteis e outros serviços que podem ser obtidos com um clique, remotamente. Por meio de nosso aplicativo exclusivo, é possível, inclusive, abrir ordens de serviço, reservar espaços comuns, fazer checklists e enquetes e etc”, antecipa Edgar.