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Delivery

O iFood, empresa brasileira de tecnologia e líder em delivery, iniciou a ação #BoraDescer durante o carnaval da cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de conscientizar os clientes do app para que desçam para buscar seus pedidos, como um ato de gentileza e respeito com os entregadores.

Por que uma ação como essa é importante?

Nos últimos meses, o número de casos de agressões físicas e verbais contra entregadores na cidade do Rio de Janeiro registrou um número significativo – somente entre agosto e outubro de 2023 foram denunciados cerca de 600 casos de agressão – grande parte, gerados pela suposta obrigatoriedade do entregador ir até a porta da moradia do cliente e não até o ponto de contato mais próximo, como a portaria principal do condomínio, conforme a orientação dada pelo iFood aos entregadores e clientes.

Com isso, a campanha visa reduzir esses conflitos, incentivando que os clientes retirem os pedidos na portaria, e consequentemente, agilizando o fluxo de entrega, facilitando a entrega do pedido, e principalmente, garantindo a segurança de todos: entregadores, clientes e condomínios.

Legal, mas como posso contribuir?

Síndicos, administradores de condomínios e porteiros têm um papel fundamental neste tema, uma vez que são dentro dos condomínios que a maioria dos conflitos acontecem. Por isso, estamos incentivando a discussão sobre a real necessidade da entrega na porta dos apartamentos. Será que a comodidade não está tendo mais peso do que a segurança, por exemplo?

Convidamos você a refletir sobre o assunto, mais do que isso, a introduzir no dia a dia do seu condomínio, práticas que colaborem com mais respeito e valorização dos entregadores, sobretudo, contribuindo para um condomínio mais seguro. Veja as principais ações que você pode colocar em prática:

  1. Descer para pegar o pedido é o melhor caminho

Orientar os moradores a descerem, facilita para todos: diminui o fluxo de cadastros na portaria, reduz a circulação de pessoas, deixa o condomínio com menos riscos de segurança e agiliza a entrega dos pedidos.

  1. Código de entrega é indispensável, mesmo!

Existem casos onde o morador pode se recusar a fornecer o código de entrega aos entregadores, isso só vai gerar confusão.

Ao presenciar uma situação dessas na portaria ou dentro do condomínio, oriente o morador a fornecer o código. Essa mediação pode evitar maiores conflitos.

  1. Discussão entre morador e entregador: e agora?

Os casos de conflitos, em sua grande maioria, partindo do morador contra o entregador, podem evoluir para agressões verbais e até físicas. Em caso de violência contra o entregador, é importante que o condomínio intervenha, isso evita maior gravidade. Você também pode orientar o entregador(a) a notificar o iFood pelo aplicativo através do botão de emergência.

  1. Dê bom dia, boa tarde e boa noite!

Os entregadores sentem-se mais respeitados por porteiros e funcionários de condomínios do que por clientes. Vamos continuar isso juntos? Incentive as gentilezas no condomínio. Afinal, gentileza gera gentileza.

  1. Vamos discutir em assembleia?

Leve a pauta para discutir, argumente sobre o condomínio não permitir a entrada dos entregadores para garantir mais segurança para todos: você, moradores e entregadores, além de otimizar todos os processos de portaria. Você também pode atuar com uma circular normativa sobre segurança.

Lembre-se: comodidade não pode estar acima da segurança do condomínio. Vale pontuar que caso o morador coloque em risco a integridade física dos demais condôminos, a partir de conflitos com entregadores, por exemplo, o condomínio pode aplicar advertências e multas como forma de coibir esse tipo de comportamento.

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