Mercado imobiliário cresce 26% na pandemia e prevê mais aumento em 2021
Por Cidades e Serviços
Última atualização: 08/03/2021
Economia
Uma nova projeção da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) estima que as vendas de imóveis devem crescer cerca de 35% em 2021. Em 2020, apesar da crise econômica e sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus, o setor expandiu 26% de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
No total, foram comercializadas 119.911 unidades no ano passado. Em entrevista à Jovem Pan, O presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, indica que mesmo que haja um lockdown ou endurecimento maior nos protocolos os números não devem ser afetados.
“Se você tiver um recrudescimento da pandemia, se tiver lockdown geral ou algo assim. É um comportamento que você fica fora do mercado por um período de duas semanas, não muito maior. Acho que, se for algo curto, como nós vimos em outros países, eu não vejo uma grande alteração nas projeções”, diz França.
O déficit habitacional ainda é muito grande no Brasil, e por isso o mercado demonstra otimismo na expansão. No entanto, os agentes do setor contam com a continuidade de juros baixos e inflação controlada.
“As taxas de juros e a reforma do antigo Minha Casa Minha Vida beneficiou as famílias com rendas abaixo de 7 mil, com direito a subsídio e documentação, e isso facilitou a aquisição [de uma casa nova]”, diz Kelvin Pereira, corretor de imóveis.
Adaptação
Pereira avalia que o setor como um todo se adaptou com rapidez às mudanças impostas pela pandemia. “Acreditávamos que teríamos queda nas vendas, pois o índice de desemprego cresceu, então a ideia era pensar, de forma estratégica, como poderíamos passar segurança por um atendimento on-line”, conta.
Ele afirma que o mercado tem se articulado mais. “A estimativa é crescer, pois novas parcerias e capitais estão sendo investidos, para atingir o máximo de pessoas que não conseguiram realizar a compra”.
Fonte: IG Economia
+ Quais As Tendências Para O Mercado Imobiliário Em 2021?
Vivemos um ano totalmente atípico em 2020, já que tivemos uma pandemia e precisamos nos adaptar a uma nova realidade.
Claro que ainda não dá para saber com precisão sobre como serão os próximos anos, mas já podemos ter alguma ideia do que 2021 nos reserva.
O mercado imobiliário surpreendeu positivamente neste ano, mas será que podemos contar com esse crescimento no ano que vem? O que teremos de novo neste ramo?
Uma Nova Forma De Escolher Um Imóvel
Com a quarentena, a grande maioria das pessoas precisou ficar mais tempo em casa, até mesmo para trabalhar. Com isso, os critérios de escolha provavelmente serão diferentes.
De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o home office deverá crescer cerca de 30% após a pandemia. Ou seja, o imóvel agora deve ser um espaço confortável também para o trabalho, com ambientes bem divididos.
Há também uma grande tendência das pessoas procurarem imóveis mais distantes das capitais, principalmente devido à flexibilidade do home office.
Alta Na Procura Por Imóveis
A exemplo deste ano, 2021 promete ter uma alta procura por imóveis. Mesmo com a pandemia o ramo se manteve forte e no próximo ano tudo indica que continuará crescendo.
Além disso, o aumento da procura será por apartamentos e casas maiores, principalmente pelo aumento do home office. Condomínios fechados também devem ser mais procurados no ano que vem, por proporcionarem mais segurança e mais opções de lazer para crianças.
Tendência Maior Ao Uso Da Tecnologia
Outra consequência da pandemia, a utilização da tecnologia parece ter vindo para ficar, principalmente no que se refere às visitas a imóveis, que ultimamente são feitas por meio de chamadas de vídeo ou por vídeos com o interior da residência em 3D.
Além disso, a assinatura de contratos também vem sendo feita com o auxílio da tecnologia, via assinatura digital. Ou seja, estar presente já não será tão importante na hora de comprar um imóvel.
Corretores De Imóveis Mais Preparados
Não há dúvidas de que um bom atendimento é fundamental na hora de fechar um negócio. E a tendência para 2021 é que os corretores de imóveis estejam mais preparados, tanto com relação à atenção que se dá ao cliente quanto a capacitação deste profissional.
As imobiliárias e construtoras estão investindo cada vez mais em treinamentos para os corretores, pensando sempre que estes precisam dominar as informações sobre os produtos. É uma forma de potencializar as vendas.
Fonte: Publicidade Imobiliária