PUBLICIDADE

Menos é mais: Faça você mesmo e decore a sua casa

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 13/06/2024

Camilla Bischoff_Apto Barbecue_Fotos Mariana Bulcão (66)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você sabe o que significa a sigla DIY? Adaptado informalmente da frase em inglês Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo, em português, DIY é um movimento da decoração e do design, que ganhou muita força com a internet, e significa criar, personalizar e decorar ambientes por conta própria, utilizando boas doses de criatividade, habilidades manuais e materiais acessíveis. Esse movimento não para de crescer, pois além de promover economia, deixa os ambientes da casa ainda mais personalizados.

 

Mas será que, com muita originalidade e autossuficiência, é possível decorar a sua casa com as próprias mãos? Conversamos com especialistas em decoração e design e separamos algumas dicas valiosas.

 

Dicas ‘faça você mesmo’ para a decoração de interiores

A arquiteta Camilla Bischoff afirma que é possível, sim, decorar e personalizar sua casa de forma simples e barata. Confira:

 

Paredes criativas
Que tal começar pelas paredes? Usar adesivos ou papel de parede é uma maneira fácil e econômica de dar um novo visual aos ambientes. Além de serem simples de aplicar, eles trazem um toque de cor e personalidade sem grandes reformas.

 

Móveis multifuncionais

Outra dica bacana é investir em móveis multifuncionais. Sabe aquele sofá que vira cama ou mesas dobráveis? Além de economizar espaço, eles adicionam um charme especial ao ambiente.

 

Plantas e verdes

Não podemos nos esquecer das plantas! Elas trazem vida e frescor para qualquer cômodo. Mesmo que você não tenha muito jeito para cuidar, existem espécies super simples de manter, como suculentas e samambaias, que deixam o ambiente acolhedor e cheio de vida.

 

Almofadas e tecidos

Às vezes, só o que a gente precisa para renovar um ambiente são novas almofadas, mantas ou cortinas. Escolha tecidos coloridos ou com texturas diferentes, e você vai ver como tudo ganha uma cara nova sem gastar muito.

 

Faça você mesmo
Pintar um móvel antigo, criar quadros personalizados ou iluminados e fazer artesanais são maneiras divertidas e econômicas de deixar seu espaço único.

 

Espelhos
Espelhos ampliam o ambiente e refletem luz, fazendo o espaço parecer maior e mais brilhante. Coloque espelhos estrategicamente para aproveitar ao máximo esses benefícios.

 

Organização estilosa
A organização também pode ser decorativa! Utilize cestos, caixas decorativas e prateleiras abertas para organizar seus objetos. Além de manter tudo em ordem, esses itens adicionam um toque especial ao ambiente.

Iluminação
E não podemos nos esquecer da iluminação! Luzes indiretas, como abajures e luminárias, criam um ambiente mais aconchegante e acolhedor. Invista em luzes com tons mais quentes para um efeito ainda mais agradável.

 

Dicas ‘faça você mesmo’ em pisos e revestimentos

Já no segmento de pisos e revestimentos, a arquiteta Rose Chaves separou algumas sugestões imperdíveis para economizar e colocar a mão na massa na sua decoração. Confira:

 

 

Opte por ripado pronto de PVC e painéis 3D de poliuretano

“São materiais um pouco mais caros, mas são interessantes”, segundo Rose, pois são materiais prontos, não precisa utilizar tinta, somente colar. Lembrando que é necessário um cuidado especial na hora da aplicação.

 

Placas de polipropileno

Uma boa opção em aplicações que exigem redução de peso, mas é muito conhecida por sua leveza e praticidade na hora da aplicação. Essas placas são uma alternativa na hora do acabamento. Segundo Rose, para quem não quer pintar, “elas acabam fazendo um acabamento excelente em uma bancada, por exemplo”.

 

Placa de MDF – acabamento texturado

Essa placa apresenta acabamento texturado e elementos vazados. “Utilizados para divisão de espaços, por exemplo, que o cliente compra pronto e pode instalar sozinho, basta parafusar ou, se tiver um encaixe, é ainda melhor”, diz a especialista. Essas placas também são muito utilizadas como cabeceiras de cama, nas cores mais claras como o cru, mas podem ainda ser pintadas e personalizadas com desenho que o cliente desejar.

 

Coleção Gizé, da Santa Luzia

Contém painéis com matéria-prima chamada de poliestireno, conhecido também como EPS. Os perfis são ecológicos e sustentáveis. O revestimento, de acordo com a especialista, possui algumas características interessantes que o diferencia dos demais produtos de sua categoria como: não mofa, não apodrece, é imune à pragas e cupins, é resistente a água e pode ser usado em ambientes úmidos como cozinhas, banheiros e lavanderias.

 

Rose  Chaves, que também é CEO da Prime Revest, destaca ainda que todo material aplicado em paredes precisa antes passar por um tratamento. Apesar de muitos materiais serem mais resistentes, eles não cobrem umidade, então, a dica é tratar antes e aplicar depois esses materiais, que também são peças decorativas para serem usadas dentro dos ambientes.

 

Por: Mario Camelo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE