Mesa posta: 10 ideias para as festas de Natal e Ano Novo
Por Cidades e Serviços
Última atualização: 04/12/2020
Decoração
Fim de ano é tempo de celebrar. Viradas e datas festivas parecem simbólicas, mas até mesmo por isso agem como um reconfortante modo de nos impulsionar em novos começos. Num ano atípico como esse que está terminando (até que enfim!), caprichar na mesa de Natal e de Ano Novo se torna uma bela forma de praticar o autocuidado. “Acredito que veremos um grande resgate de itens afetivos nas festas deste ano”, conta a designer mineira Naná Valle.
Para ela, o faqueiro da mãe, a louça da avó, as toalhas de linho que estão há gerações na família serão o destaque do décor. “Veremos muitas mesas com histórias. O Natal é uma festa familiar e, para o Ano Novo, é certo que as reuniões serão menores, com as pessoas que realmente importam. Nesse ponto, tudo fica mais simples e quem aposta na simplicidade nunca perde”, afirma.
1. Cerâmicas rústicas
Formatos orgânicos, esmaltes opacos, trabalho artesanal: a dinamarquesa Ferm Living apostou nessa trend para apresentar sua nova linha de louças, alinhada com a valorização do trabalho feito à mão. É o grande magazine abraçando o estilo dos pequenos produtores – mas, por aqui, que tal realmente comprar do pequeno ceramista da sua cidade?
2. Brilho nos talheres
Que todo mundo ama caprichar na louça, não resta dúvida. Apostar em cerâmicas simples ganha outro peso se você desviar o olhar para o conjunto de garfos, facas, colheres e afins. Nesta sugestão da Zara Home, o cobre substitui o bom e velho prateado de sempre e traz um ar casual chique muito conveniente para uma mesa festiva.
3. Sem medo do kitsch
A tradicionalíssima fábrica de faiança portuguesa Bordallo Pinheiro existe desde 1884 e se tornou uma grife mundo afora graças aos jogos de mesa figurativos e cheios de graça. Na linha Ananás, o abacaxi é a grande estrela da festa. Diversão com a cara do verão brasileiro.
4. Paleta natural
Tons terrosos e elegantes como o bege, o marrom e o laranja queimado colorem levemente a mesa montada pela H&M Home Repare do arranjo de plantas secas com algumas bolinhas natalinas inseridas casualmente entre os ramos: ideia simples de executar que traz o clima de festa para perto.
5. Básico urbano
O acabamento artesanal aparece mais uma vez nas peças da Pottery Barn, que apostam ainda na variedade de formatos, passeando entre o tradicional redondo e o moderno retangular. A paleta, linda, vai do off-white ao grafite, com um cinza intermediário do meio do caminho. São muitas combinações possíveis – e todas lindas.
6. Linho colorido
Da moda para a casa, o linho tem se mostrado um tecido versátil e elegante. E até a rainha das estampas Tricia Guild, nome dos por trás da Designers Guild abri mão dos motivos florais para deixar a textura brilhar por ela mesma. Em toalhas e guardanapos, vale a aposta.
7. Rosê eterno
O tom caloroso deixou de ser uma escolha exclusivamente feminina e pertence às mesas mais descoladas. A West Elm aquarelou a paleta e ainda acrescentou talheres dourados e taças de cristal para celebrar com beleza de sobra.
8. Art déco
Ton sur ton, geometria e dourado combinam-se nas louças da portuguesa Vista Alegre, marca que é praticamente um sinônimo de mesa chique. A ode ao art déco desponta como opção perfeita para festas.
9. Aquarela floral
Maija Isola (1927-2001) criadora das flores pretas de miolos coloridos – estampa mais marcante da Marimekko – assina também a coleção mais recente da marca, que aposta na delicadeza do floral pintado em aquarela. Os tons terrosos das louças complementares trazem para os tempos atuais a linha da marca finlandesa que é sonho de consumo.
10. Estampas descoordenadas
Vem da inglesa Royal Doulton a ideia de misturar várias estampas – floral, geométrico, splashes de tinta – em uma mesma refeição. Mas note que, para funcionar bem, a ousadia exige que a escolha eleja um único tom para casar tudo sem pesar a mão.
Fonte: Casa Vogue
Imagens: Instagram