Aniversário do Rio: Arquitetas indicam seus locais preferidos na cidade
Por Cidades e Serviços
Última atualização: 01/03/2021
Cidades, Arquitetura
Vai conhecer o Rio de Janeiro? Nada melhor do que dicas de moradores para aproveitar o melhor da Cidade Maravilhosa! Conversamos com 10 arquitetas cariocas que escolheram o Rio para viver e recomendar lugares que você precisa visitar. Os espaços são focados em boas experiências de arquitetura, de paisagismo e de gastronomia. Confira:
1. Café Plage
A arquiteta carioca Bianca da Hora recomenda tomar café da manhã no estabelecimento, que fica dentro do Parque Lage. “Localizado no Jardim Botânico, o espaço é repleto de palmeiras imperiais e lagos, e ainda conta com um belíssimo palacete. Tudo isso aos pés do Cristo Redentor. É bom chegar bem cedo para garantir uma mesa, mesmo durante a semana, pois costuma lotar”, ela aconselha.
2. Centro Histórico
A boliviana Vivian Reimers, que escolheu morar no Rio há mais de 12 anos, aconselha uma volta pela região central. “Lá encontramos magníficos edifícios do período colonial que contam a história de colonização do país. Sempre que posso, faço um pequeno roteiro a pé, começando no Paço Imperial na Praça XV, pelas igrejas de Nossa Senhora do Carmo da antiga Sé, a Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo e a Candelária”, ela diz. Na programação, ela também inclui as demais igrejas, o Arco do Teles, restaurantes da Travessa do Comércio, centros culturais, a famosa Confeitaria Colombo e o Real Gabinete Português de Leitura.
3. Instituto Moreira Salles (IMS)
Localizado na Gávea, o local foi residência da família Moreira Salles. Seu projeto, da década de 1940, é assinado por Olavo Redig de Campos. “O que me chama a atenção, pelo olhar arquitetônico, é a suntuosidade aliada ao conforto. Há espaços iluminados e arejados por brises, treliças e um magnífico cobogó e colunas revestidas de mármore branco”, comenta a arquiteta May Lee Chaves. “Em todo o projeto há detalhes, como as maçanetas das portas em latão, moldadas pela mão do embaixador que, apesar das diferenças anatômicas, encaixam-se em qualquer mão.” A casa ainda conta com um jardim e espelho d’água com um painel de azulejos, ambos desenhados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
4. Museus Castro Maya
O Museu do Açude e o Museu da Chácara do Céu (em Santa Tereza), localizados no bairro Alto da Boa Vista, reúnem coleções do empresário e colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya. Em 1962, ele criou uma fundação para preservar as suas peças, hoje expostas nos estabelecimentos. A dica do passeio é da paisagista Anna Luiza Rothier.
5. Pão de Açúcar
Clássico, o destino está no coração da arquiteta carioca Ana Cano Milman. “Ele é emblemático como ponto turístico, mas também como paisagem. Estando lá em cima ou de vários pontos do Rio conseguimos vê-lo. É um convite à fazer reflexões”, ela diz.
6. Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos
O espaço possui diversos mirantes com vista para a cidade, incluindo as praias do Leblon e Ipanema. “Como não há lanchonetes no trajeto, o ideal é você levar sua água e um lanchinho se quiser passar mais tempo por lá”, indica a arquiteta Cristina Bezamat. A entrada é gratuita e há pequenos estacionamentos em alguns pontos do parque, mas também é possível chegar de bicicleta.
7. Restaurante Bira de Guaratiba
O local fica afastado dos principais cartões-portais, mas, segundo a arquiteta Marina Romeiro, oferece uma das melhores vistas da cidade. “É um lugar simples e rústico, mas de culinária farta e deliciosa, com uma vista da Restinga da Marambaia de tirar o fôlego. A paisagem faz você achar que parou no tempo: um Rio de Janeiro intocável e bem preservado”, ela comenta.
8. Restaurante Laguna
“Se você quer uma experiência diferenciada, sugiro o restaurante Laguna, na Ilha da Gigóia. É preciso pegar um barco do próprio restaurante para chegar até ele. A casa é especializada em frutos-do-mar, tudo de muito boa qualidade”, afirma Kelly Figueiredo, do escritório Make Arquitetura.
9. Sítio Burle Marx
A recomendação da arquiteta Bitty Talbot, sócia da Brise Arqutitetura, é visitar o espaço, que fica na Barra de Guaratiba. São mais de 400 mil m² de área protegida por ter uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Estima-se que há cerca de 3,5 mil espécies.
10. Theatro Municipal
A dica da arquiteta Virna Carvalho é um passeio pelo teatro, localizado na Cinelândia. “O conjunto arquitetônico de estilo eclético já vale a visita. Ideal mesmo é poder conciliar com a programação de eventos, que está temporariamente suspensa por causa da pandemia. Particularmente, gosto das apresentações de balé, ópera e orquestra”, ela revela.
Fonte: Casa e Jardim
Imagem: Freepik