PUBLICIDADE

Seu condomínio está nas mãos certas?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 20/10/2024
,

Otis-1200x675-1
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A importância da qualificação profissional para síndicos e a segurança do seu patrimônio.

 

Juliana Marques

A gestão eficaz de um condomínio requer não apenas o cuidado com as questões físicas e financeiras, mas também no incentivo à qualificação profissional dos que ali exercem suas funções. Não só pela capacidade em lidar com questões técnicas, mas também na habilidade em saber lidar com questões comportamentais, afinal, uma gestão eficiente exige que esses dois caminhos estejam sempre em sintonia. 

De acordo com um documento* da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), disponível no site do Senado Federal, o setor de condomínios está em franca expansão no país desde a década de 60 e movimenta cerca de R$165 bilhões por ano. Ainda de acordo com a ABRASSP, há mais de 420 mil síndicos no Brasil, que são responsáveis pela gestão dos condomínios e por garantir o bem-estar dos moradores. Desse total, apenas 5,19% são profissionais, ou seja, são 21.868 pessoas que se qualificaram para exercer essa função.

Com a inegável expansão, aumenta também a demanda por profissionais qualificados, que possam gerir os mais diversos condomínios de maneira eficiente. Segundo o censo SíndicoNet 2021*, somente 18% dos síndicos do país eram profissionais, ou seja, exerciam a função de maneira qualificada para tal. Isso quer dizer que a maioria dos síndicos está no amadorismo. Não que isso os transformem em síndicos ruins ou em pessoas totalmente incapazes de realizarem a função. No entanto, a capacitação constante mantém o profissional mais bem preparado para lidar com as demandas do dia a dia de um condomínio. Por isso, é necessário ter alguns conhecimentos básicos.

Ainda não existe um curso técnico ou uma graduação para formar um síndico profissional, pois a atividade de síndico não é regulamentada. Todavia, existem muitos cursos de capacitação profissional qualificados, como os cursos livres que fornecem certificado de conclusão após o término.

O primeiro passo é identificar as principais áreas que precisam de aprimoramento dentro do condomínio, seja na gestão financeira, legislação, segurança ou comunicação. A partir disso, é importante buscar cursos especializados que ofereçam conteúdo prático e atualizado. Há muitas opções no mercado, tanto presenciais quanto online, que são acessíveis e focadas nas necessidades específicas de síndicos e funcionários.

 

O segredo de uma gestão eficiente

Na opinião de Tabatha Moraes, executiva da URBX Gp Academy, a qualificação profissional de síndicos e funcionários de um condomínio é a base para uma gestão eficiente. “Síndicos e funcionários capacitados entendem as melhores práticas em áreas como legislação, finanças, gestão de conflitos e manutenção predial. Isso permite a aplicação de soluções mais rápidas e precisas, o que resulta em redução de custos, preservação do patrimônio e mais tranquilidade para os moradores”. E complementa: “a capacitação também contribui para a melhoria da comunicação e o relacionamento com os condôminos, prevenindo conflitos e promovendo um ambiente harmônico”.

Investir no desenvolvimento profissional da equipe é um investimento no sucesso geral do condomínio. Para os moradores, os benefícios são muitos porque quando síndicos e funcionários são bem preparados, o condomínio tende a ser mais organizado, com uma gestão transparente e eficaz. “Isso reflete diretamente na qualidade de vida dos moradores, que passam a viver em um ambiente seguro, com as áreas comuns bem cuidadas e as manutenções preventivas em dia. Somado a isso, a valorização dos imóveis aumenta, pois um condomínio bem gerido atrai mais interessados e gera confiança no mercado imobiliário”, defende Tabatha.

Estar atento às novidades do mercado é fundamental para uma gestão eficiente, já que os maiores desafios estão na falta de conhecimento técnico e na dificuldade de adaptação às novas tecnologias. Um gestor bem preparado, qualificado, não tem motivos para preocupações, pois estará apto a abraçar os desafios e administrar qualquer condomínio de forma inteligente, dinâmica e comprometida com o coletivo, sempre levando em consideração suas obrigações legais, em todas as esferas.

“Muitos síndicos assumem a função sem entender completamente as responsabilidades legais e financeiras envolvidas, o que pode gerar problemas graves para o condomínio. Somado a isso, está a resistência à modernização e à utilização de ferramentas tecnológicas, como sistemas de gestão condominial, o que pode comprometer a eficiência da administração. Por isso, esses são pontos fundamentais que focamos em nossa formação de Gestor de Propriedades, para que esses síndicos entendam exatamente a responsabilidade de sua atuação e possam exercer uma gestão profissional”, afirma a executiva.

A URBX GP Academy oferece formações específicas para esses profissionais. Além de garantir sua qualificação técnica, o síndico tem a oportunidade de participar de eventos especializados do segmento, como  treinamentos, workshops e palestras sobre temas como gestão de conflitos, atendimento ao cliente e manutenção predial. Essas iniciativas não apenas melhoram as habilidades da equipe, mas também fortalecem a coesão e o senso de pertencimento.

“A URBX promove regularmente encontros e congressos, onde os profissionais podem trocar experiências e aprender sobre as inovações do setor. Esses eventos são uma oportunidade para os profissionais se manterem informados sobre novas regulamentações, tendências tecnológicas e práticas eficientes de gestão, capacitando não só os síndicos, mas os funcionários”, finaliza Tabatha Moraes.

Apesar dos desafios e responsabilidades que a ocupação exige, o mercado condominial está sempre à procura de profissionais de excelência para a gestão de condomínios em todo o Brasil. Qualificação, intercâmbio de ideias, disponibilidade para aprender, empatia e inteligência emocional são fatores determinantes para quem busca ingressar na área, assim como espírito de empreendedorismo e desprendimento. Invista na sua carreira!

 

*Fonte 

1: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento/download/0dd0ef22-dd5e-4dbe-993f-9c25d3700107

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE