APSA promoveu evento em homenagem ao Dia do Síndico
Por Cidades e Serviços
Última atualização: 09/05/2023
Atualidade
De acordo com a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), o Brasil conta hoje com cerca de 420 mil síndicos, mas apenas 5,19% deles são profissionais. Ainda assim, o crescente número de novas obrigatoriedades envolvendo a vida condominial tem feito com que esse personagem busque cada vez mais conhecimento especializado. Isso porque, ao assumir a missão como representante legal do seu condomínio, passa a ser do síndico a responsabilidade pela segurança e o bem-estar dos moradores que ali residem.
Ao longo dos anos, a APSA vem acompanhando a transformação desse cenário, não apenas no Rio de Janeiro, mas em todas as cidades onde atua. Mas o que muita gente pode não saber, é que o tradicional 23 de abril, data de comemoração do Dia do Síndico na capital carioca, possui uma relação direta com a história da empresa. Foi através da Lei nº 817, que a data foi escolhida para homenagear Carlos Henrique Schneider, fundador da APSA. Após o seu falecimento, em 1984, o Dia do Síndico passou a ser comemorado no dia do seu aniversário. Ele acreditava que a construção civil seria o futuro do país e sua gestão foi considerada pioneira na administração de condomínios do mercado carioca, na década de 40.
Em 2023, para homenagear essa atividade tão importante, a empresa organizou um grande evento no último dia 27 de abril, exclusivo para síndicos e convidados. Realizado no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, zona Sul do Rio de Janeiro, o encontro contou com uma programação diversificada com muito humor, música e conteúdo, tendo sido resultado de uma parceria da APSA com a RS Serviços, Schatz Corretora, WohPag e Revista Síndico.
Esta é a segunda edição em que o casal Andreia e Marcelo Capelão participam. “O evento foi maravilhoso, muito divertido. Viemos no ano passado e adoramos este ano também. Eu acho muito bom esse congraçamento, uma chance de os síndicos conversarem, trocarem contatos e ideias”, explica Andreia, que está à frente do Condomínio Fernando Capelão, na Tijuca.
Márcia Teixeira também é síndica, no Condomínio Office House, na Barra da Tijuca, e não poupou elogios à iniciativa. “Eu achei o evento sensacional. A gente passa o ano inteiro sofrendo e tentando fazer o melhor para criar um ambiente amistoso para todos, que vejo aqui uma oportunidade para espairecer e aliviar a tensão. Já participei de outros eventos da APSA e gostei bastante desse também”, diz.
Quem também concorda com essa afirmação é Silvana Araújo, síndica de um condomínio comercial no Centro do Rio. “Foi uma diversão pura. No nosso ofício, é uma correria total, não dá tempo para diversão. Então, é através desses momentos que são memoráveis e a gente se diverte e aprende. Eu amo ser síndica e amo os eventos que a APSA promove”, declara a gestora que está à frente do Condomínio do Edifício Barão do Rio Branco, além de ser advogada há 31 anos.
A programação do evento pelo Dia do Síndico teve a participação de Fafy Siqueira, atriz, humorista e cantora com mais de 50 anos de carreira, além de Jairo Roberto, apresentador e locutor em rádios como Transamérica, Cidade e FM O Dia. E reforçando o compromisso da APSA em sempre entregar informação e conteúdo aos seus síndicos, houve ainda a participação especial de Marcio Rachkorsky, advogado especialista em condomínios e comentarista no SP1 da TV Globo e da rádio CBN. A noite foi finalizada com show do sambista Dudu Nobre.
Para o diretor executivo da APSA, Edgar Poschetzky, eventos como esse são muito importantes não apenas para homenagear a história da empresa e sua contribuição no mercado imobiliário, mas também em reconhecimento à atividade de síndico para a sociedade como um todo. “Consideramos como uma oportunidade valiosa para encontrarmos os nossos clientes e vê-los se divertindo, confraternizando e sorrindo, o que, com certeza, reverbera em suas comunidades. Fazemos isso em retribuição a todo o carinho que eles têm conosco, e o feedback deles nos motiva a seguir em frente e trabalhar cada vez mais para oferecer sempre as melhores soluções e a planejar eventos futuros ainda melhores do que esse”, finaliza.
Por: Cintia Laport