PUBLICIDADE

CASACOR São Paulo

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 08/07/2024

Sem título-8
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Até o dia 28 de julho, um mundo de inspirações em arquitetura e design na maior metrópole brasileira

Por Cintia Laport

 

Em sua 37ª edição em terras paulistanas, a mostra escolheu desta vez como cenário o Conjunto Nacional, na icônica Avenida Paulista, no coração de São Paulo. Este ano, o espaço de área construída é de 9.000 m2, já trazendo como novidade sua própria configuração – com um vista privilegiada para a arquitetura do edifício modernista, assinado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014).

O tema escolhido para este ano é “De Presente, O Agora”, e convida os visitantes a refletirem sobre como as nossas decisões cotidianas impactam nas futuras gerações, afinal, sempre seremos ancestrais de alguém. Para isso, foi assumido o desafio de apresentar uma mostra que surpreenda a cada novo ambiente visitado, esbanjando criatividade e as diversas heranças culturais que formam o povo brasileiro. Tudo isso com a curadoria de Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz.

Ao todo são 70 ambientes, entre 8 estúdios e lofts, 16 casas, 7 jardins, 6 opções de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex com espaço família, 4 lojas e operações comerciais, além de quartos, lavabos, salas de leitura, home office, home cinema, lavanderia, cozinhas, livings e até um espaço de coworking.

Segundo André Secchin, Diretor Geral da CASACOR, a mostra paulistana vai encantar os visitantes. “A 37ª edição da CASACOR São Paulo aponta para um caminho mais diverso e conectado com a cultura brasileira, reunindo uma amplitude ainda maior de gestos criativos. A CASACOR se tornou um espaço de convivência, em que arquitetar relações humanas se torna o objetivo central”.

Assumindo ainda o seu papel como uma plataforma cultural e de tendências, a CASACOR reuniu este ano 130 marcas patrocinadoras e parceiros, que hoje vão além do universo do morar e incluem marcas como JBS, Natura, Peugeot, Aviva e Diageo, além das tradicionais, como Deca, Coral, LG, Banco BRB e o cartão BRB CASACOR. A expectativa é a de que a 37ª edição receba até o final do evento cerca de 125 mil pessoas.

Entre os profissionais convidados, grandes nomes como Fernanda Marques, Brunete Fraccaroli, David Bastos, José Roberto Moreira do Valle, Leo Shehtman e Rosa May Sampaio. Mas priorizando a diversidade de estilos e culturas, em 2024, Aline Borges, José Navarro e Natan Gil representaram o Estado de Minas Gerais; o Rio de Janeiro marcou presença com Migs Arquitetura e Studio Ro+Ca, além de Rodolfo Consoli, que estreia em São Paulo; Romário Rodrigues, do Ceará; a PA Arquitetos, que vem de Alagoas; Gustavo Scaramella, do Paraná; Luciana Viganó, do Rio Grande do Sul; e Luciana Bacheschi, de Santa Catarina.

Entre os destaques da edição deste ano, o convite ao artista visual Denilson Baniwa, amazonense, responsável por uma instalação que dava as boas-vindas aos visitantes na mostra. Reconhecido pelo trabalho em defesa dos povos originários, vale lembrar que ele também foi o convidado na Bienal de Veneza deste ano como parte da equipe curadora do pavilhão brasileiro. Além disso, a CASACOR de 2024 trouxe ainda, pelo segundo ano consecutivo, uma galeria de arte operacional, tendo como curadores a dupla Jaqueline Martins e Maria Montero, em colaboração com a arquiteta Juliana Cascaes.

E como, atualmente, o tema Sustentabilidade já faz parte da pauta tradicional  do segmento, o evento também fez questão de divulgar iniciativas que comprovam seu compromisso com o impacto ambiental e social. O CASACOR deste ano adotou medidas como obras secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos promovendo a economia circular. Apenas no quesito gestão de resíduos,  há a expectativa de 99,8% de reaproveitamento.

A mostra também se comprometeu com 100% de compensação para suas emissões de carbono, assim nos dois últimos anos, e segue apoiando as ações do Fazendinhando – instituto de transformação territorial, cultural e socioambiental que atua em favelas, feito por e para os moradores – dando para a entidade a quantia de R$1,00 a cada ingresso vendido na mostra deste ano.

SERVIÇO: CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073

Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário bilheteria: de terça a sábado, das 12h às 20h, domingos e feriados, das 11h às 19h

Horário de funcionamento do evento: de terça a sábado, das 12h às 22h, e domingos e feriados, das 11h às 21h

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE