PUBLICIDADE

Atleta de beach tennis, Flavia Muniz, fala sobre os benefícios do esporte e o aumento na procura pela modalidade no Brasil

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 16/09/2024

Imagem site C&S
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por Juliana Marques

O tênis de praia, também conhecido como beach tennis, é um esporte de praia emergente que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. Ele combina elementos do vôlei de praia e do tênis tradicional, exigindo que os jogadores usem suas habilidades para devolver uma bola sobre uma rede de baixa altura dentro dos limites de uma quadra feita de areia.

 

A maioria das pessoas acha que o beach tennis é uma modalidade nova, mas a verdade é que o esporte foi criado no ano de 1987 na província de Ravenna, localizada na Itália. No entanto, foi só em 1996 que começou a se popularizar entre as pessoas e, consequentemente, se profissionalizar, tanto que, a Federação Internacional de Tênis (ITF) estabeleceu algumas regras sobre a prática.

 

Apesar de muitas pessoas acharem que esse esporte de areia é similar ao tênis, saiba que ele possui as suas próprias características, tornando-o uma prática diferente de tudo o que já foi visto antes. Ele reúne a mistura de alguns esportes bastante conhecidos, como tênis tradicional, vôlei de praia, badminton e frescobol, modalidades que requerem bastante movimentação do corpo.

 

O beach tennis pode ser jogado individualmente ou em duplas, com cada membro da equipe usando uma raquete de praia. As raquetes são maiores e mais largas que as raquetes normais de tênis e, muitas vezes, têm uma alça alongada para maior alcance. Esse esporte é conhecido por seu ritmo rápido, exigindo que os jogadores permaneçam leves em seus pés e se movimentam rapidamente para devolver a bola.

 

Além disso, o beach tennis possui grandes características aeróbicas que podem ser executadas por qualquer pessoa – desde crianças até idosos -, pois ajuda a fortalecer toda a musculatura, pois exige de várias partes do corpo, como pernas, braços e core (músculos do abdômen) para promover os melhores movimentos na hora do jogo.

 

Popularidade no Brasil

 

A modalidade tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. Isso porque além da sua alta procura, é uma atividade física que ajuda a queimar as calorias, a fortalecer toda a musculatura e a melhorar outros pontos da estrutura física, como coordenação e flexibilidade. Assim como qualquer outro esporte, o beach tennis também promove inúmeros benefícios para a saúde das pessoas que o praticam.

 

Para falar mais sobre o assunto, conversamos com a atleta profissional e professora de beach tennis, Flavia Muniz, que já conquistou mais de 30 títulos internacionais, foi campeã Pan-Americana e Sul-Americana na modalidade e, em 2013, foi eleita a 4ª melhor jogadora do mundo e a 2ª melhor jogadora do Brasil. Hoje, Flavia é a Head Coach da Escola Flavia Muniz Beach Tennis, localizada na Praia de Ipanema/RJ e contribui para o desenvolvimento de novos atletas, praticantes e amantes da modalidade.

 

Há quanto tempo você pratica o beach tennis e como tudo começou?

Jogo beach tennis desde que o esporte chegou ao Brasil, em 2008. Na época um grupo de amigos tenistas ligaram uns para os outros chamando para jogar um esporte novo na praia com raquete e bola, e foi lá que conheci e me apaixonei pelo esporte.

 

O que você acha que mudou no beach tennis nos últimos anos no Brasil?

O beach tennis, como todo esporte, evolui com o tempo. A visibilidade do esporte não só está maior, como tem atraído mais adeptos e se tornado mais profissional que antes.

 

Na sua opinião, a que se deve esse crescimento?

O beach tennis é um esporte fácil, democrático e divertido de se jogar. Além disso, hoje temos mais eventos, torneios e divulgação, que contribuem para uma maior procura das pessoas.

 

Para você, quais os principais benefícios da prática do beach tennis?

São inúmeros. Além de trabalhar o corpo inteiro, ele ajuda na concentração, contribui para o fortalecimento muscular, aumenta a resistência aeróbica, melhora a coordenação e a mobilidade, diminui a sensação de estresse e ansiedade e favorece a socialização e o aumento das relações interpessoais.

 

Como tem sido a procura de aulas na sua escola e qual o perfil dos alunos?

Desde a pandemia o beach tennis cresceu demais devido ao fato de ser um esporte praticado ao ar livre e sem contato direto. O perfil dos alunos é de pessoas sedentárias, que precisam praticar algum esporte e querem se socializar. Além disso, o fato de eu estar jogando profissionalmente me facilita muito como professora na hora de ensinar.

 

Qual dica você pode dar para quem deseja iniciar no esporte?

Coragem para dar o primeiro passo para experimentar e estar preparado para se divertir muito! Já para quem deseja alcançar um nível técnico de excelência é preciso treinamento, repetição, muita persistência, dedicação, foco e paciência. Já a técnica é extremamente importante porque, se você não a tem, você não executará bem os golpes O único risco é ficar viciado, rs!

 

De que maneira você acha que o movimento recente das olímpiadas pode contribuir para incentivar mais pessoas a praticarem essa e outras modalidades esportivas?

Normalmente, em ano de olimpíadas a procura pela prática de esportes de uma maneira geral costuma aumentar. Somando a isso, a cada edição das olimpíadas são incluídas novas modalidades. Acredito que quando for a vez do beach tennis, veremos milhares de novos adeptos, torço muito por isso!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE