Casas na Colômbia: exemplos de implantação, desenho e materialidade
Por Cidades e Serviços
Última atualização: 19/03/2021
Arquitetura
O último ano talvez tenha sido o período de tempo em que passamos mais tempo habitando os espaços domésticos. Talvez não seja o último, e nós definitivamente os estamos ocupamos com atividades para as quais eles não foram projetados. No entanto, os projetos arquitetônicos tomam outras decisões no momento da concepção que vão além de seu programa. Seja pelo contexto ou localização, pelo projeto espacial ou pela materialidade específica, eles adotam esses parâmetros como determinantes do projeto.
Abaixo você poderá explorar a série compilada da arquitetura habitacional colombiana:
Contexto / clima
A Colômbia – por conta de seu território dividido por cadeias montanhosas -, possui uma ampla gama de cenários térmicos. Cidades como Bogotá ou Tunja estão localizadas em climas frios e úmidos, Medellín e suas cidades vizinhas no Vale do Aburrá estão localizadas em um contexto térmico mais quente, mas não tanto quanto as cidades costeiras. Dependendo da localização das obras, os projetos utilizam recursos naturais – como vento, vegetação e sombra – através de elementos arquitetônicos – como pérgolas, janelas orientadas, paredes perfuradas ou ventilação cruzada – para maximizar o conforto de seus usuários e tirar proveito das paisagens endêmicas de cada região.
Sombra, ventilação e natureza em residências
Residências a partir de clima e diferentes altitudes
Desenho / função
As decisões prioritárias de cada usuário direcionam as práticas para o uso de elementos de projeto que desempenham papéis cruciais no programa de cada casa. Seja integrando a cozinha ao espaço social ou as piscinas como elemento organizador da espacialidade, tanto dentro como fora de casa, estes são parâmetros decisivos para cada projeto.
Desenho de interiores
Casas com cozinha integrada
Piscinas na arquitetura residencial
Materialidade
Talvez o aspecto mais notório da arquitetura seja sua pele. A materialidade mais icônica do país cafeeiro é o tijolo, devido a seu fácil acesso à terra de qualidade que permite que os chircales (fábricas de tijolos artesanais) os produzam em abundância com relativa proximidade com a capital. Sendo este material o mais presente no revestimento de obras locais, isto não impede os projetos de explorar outras, como metal ou concreto.
Casas rurais de madeira
Casas com acabamento de pedra
Casas com estrutura metálica
Casas de concreto aparente
Casas que usam tijolo aparente
Se você quiser saber mais sobre arquitetura na Colômbia, clique neste link.
Fonte: ArchDaily