PUBLICIDADE

Alugue Rápido APSA

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 14/10/2020

casa_aluguel
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cintia Laport 

De acordo com o último relatório de Inteligência Imobiliária divulgado pela APSA, a taxa de vacância residencial na cidade do Rio de Janeiro apresenta-se acima do ideal, alcançando o percentual mais alto dos últimos 12 meses: 12,5%. Bem acima do que os especialistas da empresa consideram como aceitável, entre 8% e 10%. Quando avaliamos, no entanto, o Índice de Velocidade de Locação (IVL), que calcula o percentual de crescimento ou redução de unidades alugadas dentro de um determinado período – neste caso, comparando-se o mês de fevereiro de 2017 versus fevereiro de 2016 – o IVL alcançado foi de 14,9% acima, o que representaria uma aceleração em locações referente ao mesmo período do ano passado, certo? Sim, mas nem tudo são flores. Em relação ao mês anterior, ou seja, janeiro de 2017, houve uma desaceleração de -9,4%. Ponto de atenção.

Mercado busca alternativas

O fato é que, em tempos de incertezas, desemprego e bolsos mais vazios, alugar um apartamento na cidade passou a exigir muita estratégia e jogo de cintura. De um lado, locadores que partem em busca de uma renda extra importante para o seu orçamento familiar, do outro, locatários, que precisam lidar com um mercado de trabalho inseguro, tem receio de comprometer de forma considerável seu salário e restrições até mesmo na hora de negociar uma garantia locatícia à administradora.

Neste caso, não há segredo, o jeito é muitas vezes reinventar alguns processos de forma a criar facilidades que sejam benéficas para os dois lados e, assim, assegurar uma economia mais saudável dentro do mercado imobiliário. Foi aí que a APSA, em parceria com a Porto Seguro, acaba de lançar um produto que promete facilitar bastante a vida tanto do locador quanto do locatário. Trata-se do Alugue Rápido APSA, que ingressa no mercado como mais uma garantia locatícia que promete desburocratizar todo esse processo.

“Através do Alugue Rápido APSA todo mundo ganha. O locatário ganha agilidade no processo de locação e a oportunidade de locar o imóvel que tem interesse sem se preocupar em conseguir fiador ou desembolsar um custo extra para a contratação da melhor das garantias permitidas por lei, o Seguro Fiança. Ele escolhe o imóvel, preenche uma ficha de cadastro e, após uma rápida avaliação, a ficha sendo aprovada, basta programar a mudança. Sem nenhum custo”, explica Giovani Oliveira, gerente geral de Imóveis da APSA.

Para o proprietário, há a garantia dessa locação ser concluída com a Porto Seguro através da modalidade Seguro Fiança, que, atualmente, é considerada a melhor das garantias, já que assegura o ressarcimento integral de aluguel e encargos, em caso de inadimplência. Além disso, se o caso tiver que ser tratado pelo judiciário o proprietário não terá despesas com honorários advocatícios e ainda terá garantido total reembolso das custas judiciais.  Outro benefício é em relação ao valor investido: se em um processo normal o valor praticado pelas seguradoras seria de até 3 (três) vezes o valor do aluguel mais encargos, no Alugue Rápido APSA o investimento será de apenas 10% o valor do aluguel, pagos mensalmente pelo proprietário, ou seja, o equivalente a 1.2 vezes o valor do aluguel ao ano. Ivirson Lara é proprietário de imóveis e já considera a solução uma ótima saída para os tempos de crise: “em virtude da atual situação econômica vivida no país, principalmente no estado do Rio de Janeiro, acho ótima a iniciativa a APSA com uma nova modalidade de seguro, que a meu ver vai alavancar e dar mais agilidade no processo de locação de imóveis”, acredita.

Expectativa é dar mais agilidade à locação

“Essa parceria com a Porto Seguro em condições exclusivas para APSA traz muitas vantagens para o locador, pois além de contar com a garantia de uma seguradora e ter a certeza de que irá receber o aluguel, independente se o inquilino pagar ou não, seu imóvel passa a ocupar uma posição privilegiada para quem busca um lugar para morar. Certamente, a velocidade na locação será muito mais rápida comparando-se com imóveis similares sem essa garantia. Sem falar que deixar um imóvel desocupado, nos dias de hoje, sem a receita mensal e ainda mantendo os custos de condomínio e IPTU, por exemplo, acaba sendo um transtorno para o proprietário”, orienta Giovani.

E quer mais uma facilidade, agora para o condomínio? Uma vez que esta modalidade de garantia locatícia garante ressarcimento integral em caso de não pagamento, a cota condominial em atraso também estará garantida. Uma ótima notícia também para a saúde financeira do condomínio, que não é prejudicado em caso de inadimplência do locatário e as contas ficam sempre em dia.

O cenário imobiliário no país, de fato, pede precaução. Ainda segundo dados da FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, levando-se em consideração a inflação medida pelo IPCA/IBGE nos últimos meses, de +4,76%, houve uma queda real acumulada no período de 7,18% nas locações imobiliárias. Com exceção de Santos e Recife, todas as cidades monitoradas registraram variações de preço inferiores à inflação no período de análise. No Rio de Janeiro, esse percentual ficou em -0,32%, em fevereiro deste ano, e em -6,71% no acumulado dos últimos 12 meses – só perdendo para Campinas, que registrou um movimento de -6,79% neste mesmo intervalo.  Motivos de sobra para buscar alternativas viáveis e seguras que contribuam para o reaquecimento deste mercado.

O Alugue Rápido é uma exclusividade da APSA, em parceria com a Porto Seguro, e atualmente apenas na cidade do Rio de Janeiro. Para o proprietário que quiser obter mais informações sobre o produto deve entrar em contato pelo site www.apsa.com.br ou pelo telefone (21) 3233-3000.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE