Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2015

Gestão de qualidade traz eficiência ao Ideale Offices

Cada vez mais os condomínios comerciais oferecem requinte e qualidade aos seus condôminos. No entanto, administrar um condomínio comercial é um desafio, pois requer uma gestão eficiente e que atenda às demandas de um empreendimento com este perfil. Continue lendo

tamanho do texto:

Vanessa Sol

Os complexos comerciais estão ganhando cada vez mais espaço no cenário do Rio do Janeiro. Atualmente, esses empreendimentos oferecem muito mais que uma simples loja ou local para o desenvolvimento das atividades laborais ou de prestação serviços. Eles são requintados e oferecem luxo, conforto, segurança e tecnologia para seus condôminos. E não pense que somente os condôminos usufruem de tantas vantagens. Os visitantes também acabam se beneficiando de toda infraestrutura oferecida.

O Condomínio e Edifício Ideale Offices, na Freguesia, zona oeste do Rio de Janeiro, um moderno centro empresarial construído há dois anos, confirma esta nova tendência de condomínios comerciais. Localizado em excelente região da cidade, o Ideale comporta uma área de 5.847m², com 7 pavimentos, totalizando 374 unidades, das quais 65 já estão ocupadas e em pleno funcionamento. Além disso, o Ideale Offices dispõe também de 4 salas de reuniões, auditório para 30 pessoas, edifício garagem, mall com praça gourmet e pátio.

Acolhendo as tendências mais modernas de consumo consciente dos recursos hídricos, o Ideale saiu à frente e oferece um sistema de medição de água individualizado, com um hidrômetro para cada unidade condominial. Com esta iniciativa, cada unidade vai pagar somente pela água consumida, o que é bom em termos financeiros e também para economia de água.

Quando o assunto é tecnologia, o condomínio está passando por um processo de cotação de preço para a contratação de alguns serviços essenciais ao bom funcionamento do condomínio. Entre eles estão a contratação de empresas para o fornecimento do serviço de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), de internet e também para o fornecimento de equipamentos eletrônicos, como datashows e televisores, para as salas de reuniões e auditório.

Gestão eficiente

A complexidade e a responsabilidade do dia-a-dia dos condomínios offices, como o Ideale, exigem uma administração que ofereça serviços diferenciados e com qualidade, tendo em vista que condomínios comerciais desta natureza necessitam de uma série de cuidados especiais distintos da gestão de condomínios residenciais, pois, diferentemente destes, o foco dos condomínios comerciais, como o próprio nome já diz, é o comércio e prestação de serviço.

Essencialmente, essas unidades são compradas ou alugadas para dar vida a consultórios, clínicas médicas, centros de ensino, além de pequenas e médias empresas, por isso, é importante uma gestão atenta às especificidades deste tipo de condomínio. E com uma infraestrutura tão grande, uma administração impecável deve ser marca deste tipo de empreendimento. E para ter os benefícios de uma administração profissional, o Ideale Office investiu na Gestão Office APSA, voltada para edifícios com salas e lojas comerciais, usadas para os mais diversos tipos de negócios.

E como é necessário muito profissionalismo na hora gestão, o Ideale Offices conta com o atendimento personalizado do Gestor Condominial Raul Santos de Oliveira, que cuida gestão de pessoas e rotinas trabalhistas, questões operacionais, como manutenção predial, além de atribuições financeiras, fiscais e legais do condomínio. Desta forma, o Gestor Condominial fornece todos os subsídios necessários para que o síndico possa realizar suas atribuições com agilidade e praticidade.

Daniel Fraga conta que assumiu há pouco tempo o cargo de síndico do Ideale Offices, juntamente com a Gestão Office APSA. Ele destaca que a gestão está sendo trabalhosa em função do reflexo de administrações anteriores que não cuidaram devidamente da infraestrutura do condomínio, deixando pendentes alguns itens básicos, como a utilização das catracas de entrada, registro das pessoas, estacionamento terceirizado dos veículos dos condôminos e de terceiros, utilização do espaço business do condomínio. No entanto o síndico, em parceria com a APSA, está trabalhando para reverter a situação. “Está sendo uma tarefa árdua, mas estamos colocando todo o esforço para disponibilizar essa infraestrutura o mais rápido possível e já conseguimos fazer muito em 60 dias de comando”, enfatiza Fraga.

Otimização de processos

O Gestor Condominial Raul Santos de Oliveira destaca que, no dia-a-dia do Ideale Offices, vem atuando com várias frentes de trabalho. O gestor destaca, ainda, que o ponto alto da gestão é otimização dos processos administrativos. Sua meta é que o condomínio funcione adequadamente. Para isso, o controle é das atividades é essencial, pois desta forma é possível corrigir os erros e propor soluções mais eficientes. “A gestão da APSA no Ideale Offices é muito recente. Estamos em fase de fazer as coisas funcionarem como se deve e em consonância com os objetivos dos condôminos. Então, todos os projetos têm que estar sendo bem executados para que possamos obter resultados mais eficientes”, declara Oliveira, Gestor Condominial do Ideale.

Uma forma de controle realizada pelo gestor é a antecipação aos problemas. Ele acredita que as ações de prevenção são fundamentais para uma boa gestão. “Realizar o controle das ações preventivas evita situações inesperadas, o que auxilia muito na qualidade da gestão”, afirma Oliveira.

Outra frente de trabalho desenvolvida pelo gestor é motivação dos funcionários. São cerca de 25 colaboradores, entre recepcionistas, porteiros, auxiliares de serviços gerais, seguranças e encarregados de manutenção. “Como gestor, minha relação com o funcionário é de parceria para motivá-los. Quando necessário, atuamos juntos, pois acredito que desta forma seja mais fácil atingir os objetivos e alcançar o resultado desejado”, ressalta Oliveira.

Desafios do Ideale Offices

Atualmente, o maior desafio do síndico, que administra o condomínio acompanhando do serviço da APSA, é tornar o condomínio em um sucesso em termos de negócio. “Os nossos desafios são conscientizar os condôminos que o empreendimento tem que dar certo em termos de negócio, pois não existem somente condôminos proprietários utilizando suas salas, existem também unidades de investidores e esses investidores querem suas unidades alugadas e gerando recursos financeiros, pois foi para esse fim que os mesmos alocaram o seu dinheiro”, finaliza Daniel Fraga, síndico do Ideale Offices.

O Gestor de Negócios da APSA, Marcelo Freire, explica que a empresa fornece a base necessária ao síndico para realização de suas atividades, mas que, no entanto, o poder de deliberação continua sendo do síndico e da assembleia.

O Gestor de Negócio destaca, no entanto, que o maior desafio é aliar a previsão orçamentária às necessidades do condomínio.  “O nosso maior desafio é a gestão financeira aliada às demandas do condomínio, para mantê-lo funcionando com os efetivos adequados para segurança, manutenção, limpeza, e dar continuidade a todas as rotinas de maneira adequada e dentro da previsão orçamentária”, finaliza Marcelo Freire, Gestor de Negócios da APSA.