PUBLICIDADE

Decore o seu condomínio para as festas do fim de ano

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 23/01/2013
,

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Árvore de natal, guirlanda, luzes pisca-pisca, boneco de neve, bolinhas coloridas, papai noel. Tudo isso lembra que mais um ano está chegando ao fim e é tempo de reunir os familiares e amigos para comemorar o Natal e o Ano Novo. E nada melhor do que recebê-los com uma bela decoração para brindar as festas de fim de ano e encher os corações de alegria e esperança para o próximo ano que se inicia.

Uma boa ideia é começar pela decoração do condomínio. E para quem não sabe por onde iniciar, há muitas soluções para não deixar a festividade passar despercebida. Nos condomínios maiores, a dica é contratar uma empresa especializada para fazer a ornamentação dos espaços. Já nos condomínios menores, o próprio síndico pode fazer a decoração junto com os funcionários e os condôminos.

Hoje em dia, as opções de enfeites estão cada vez mais fartas e é fácil encontrar lojas especializadas em artigos natalinos por toda cidade. Depois, é só soltar a criatividade e mãos à obra, como faz a síndica Zelma Barcaui do Condomínio do Edifício Residencial Aquarius, com 72 unidades, no Maracanã. Nele, os preparativos para a decoração de natal normalmente, começam a ser organizados na primeira semana de novembro. A síndica, em geral, faz a decoração com a ajuda de um funcionário do condomínio e explica porque começa a ornamentação do local tão cedo: “já na primeira semana de novembro, eu decoro tudo. Se for montar tudo em dezembro para tirar em janeiro, não compensa porque será pouco tempo para muito trabalho”, enfatiza a síndica Zelma Barcaui.

No Condomínio Dream Village, no Recreio dos Bandeirantes, com 110 casas, os preparativos para a decoração natalina também começam a ser organizados já em novembro. O síndico do condomínio Tony Lo Bianco Mahet conta que há oito anos uma empresa é contratada para fazer a ornamentação. Para a escolha dessa empresa, ele explica que começa a fazer a cotação de preço a partir da segunda quinzena de novembro. “Como nós já fazemos isso há alguns anos, elegemos três empresas e pedimos o orçamento a elas. Aquela que nos oferecer o melhor preço, contratamos para fazer a ornamentação do condomínio”, detalha o síndico.

Decoração
Tony explica ainda que fica atento às novidades que saem todos os anos no mercado de enfeites natalinos para adquiri-los para o condomínio. Ele relata que isso acaba tornando o orçamento da empresa contratada mais barato. “Sempre vemos se há alguma novidade em relação aos enfeites de natal para adquirirmos para o condomínio. Compramos400 metrosde mangueira de iluminação, que é um item caro, e a empresa na hora de decorar utiliza essa mangueira. Isso torna o orçamento mais barato”, explica o síndico.

Quando o assunto são os enfeites, a síndica do Aquarius, que já faz a decoração do  condomínio há 10 anos, conta como faz para manter todos os enfeites guardados. “A cada ano, quando terminam as festas, eu guardo os enfeites para o ano seguinte. As guirlandas, por exemplo, eu já não preciso mais fazer porque elas ainda estão novas. A cada ano, íamos comprando alguns enfeites, então, atualmente, quase não se gasta para fazer a decoração do condomínio porque, basicamente, eu tenho todos os enfeites guardados”, explica Zelma.

A síndica do condomínio Aquarius ressalta ainda que seu condomínio é muito bom de se decorar por causa do tipo de estrutura da portaria, que é vidro e tem duas escadas e algumas pilastras.  “Eu enfeito os corrimões da escada que dá para a portaria com luzes pisca-pisca. Eu coloco as guirlandas nas pilastras. Além disso, há dois espelhos enormes que eu também enfeito com guirlandas e luzes. Como a portaria é alta e de vidro, a decoração fica bem bonita. As pessoas param na rua para olhar”, destaca.

Porém, a criatividade de Zelma não para por aí. Ela conta que o destaque da decoração do Aquarius fica por conta de um lindo boneco de neve que fez especialmente para a decoração de natal do condomínio. “Fiz um boneco de neve lindo e é a sensação das crianças. E as pessoas que passam na rua também param vê-lo”, declara.

A decoração do Dream Village é feita nas áreas comuns, como portaria, palmeiras que enfeitam o condomínio, o parquinho das crianças, salão de festas e nas plantas que cercam o condomínio. “Como nosso condomínio é de casas, fica a critério dos moradores de fazer a decoração de sua própria casa. Já nas áreas comuns do condomínio procuramos fazer a decoração com muitas luzes”, afirma Tony.

Festa
No Dream Village, a bela decoração de natal vem acompanhada de uma festa para as crianças do condomínio. “Nós contratamos um papai noel para uma determinada data de dezembro e ele faz a entrega de presentes das crianças do condomínio no salão de festas”, explica o síndico.

No Aquarius, a beleza e a alegria das festas de fim de ano não ficam por conta apenas da decoração. Zelma prepara também todos os anos uma festa para os condôminos. “Coloco os avisos nos elevadores e no quadro de avisos, convocando a reunião para quem quiser participar. A partir daí, preparo a tradicional festa de natal e o amigo oculto”, destaca.

Cuidados com a rede elétrica
No entanto, a decoração de natal do condomínio merece alguns cuidados, principalmente, em relação à rede elétrica a fim de evitar que acidentes ocorram. O síndico do Dream Village explica as precauções: “faço questão de verificar se a empresa contratada tem um eletricista específico, se ela toma os cuidados necessários com a parte elétrica, com a voltagem correta, quantidade de lâmpadas, etc. Tomo muito cuidado com essas coisas”.

A preocupação com a rede elétrica também deixa a síndica Zelma, do condomínio Aquarius, bastante alerta.  Ela conta que quando se tornou síndica, para evitar qualquer tipo de problema, reformou a portaria do condomínio e mandou instalar tomadas em diferentes locais. “A parte elétrica realmente é preocupante. A pessoa não pode ligar um monte de luzes em uma única extensão porque pode pegar fogo, por isso quando reformei a portaria do prédio, mandei fazer as instalações de tomadas. As luzes são ligadas diretamente nas tomadas”, finaliza a síndica.

Dicas do que usar na decoração de natal

Guirlanda: é um símbolo de boas-vindas aos convidados. Elas podem ser feitas de pinho, bolinhas natalinas, laços e outros enfeites para alegrar o ambiente.

Árvore de Natal: você customizar sua árvore de Natal escolhendo objetos e enfeites como bolinhas coloridas, caixinhas de presente, laços de fita, anjinhos, luzes e festão.

Luzes: Há diferentes tipos de no mercado entre eles estão os cordões de lâmpadas incandescentes com 100, 200, 300 ou até 400 lâmpadas, fixas, seqüenciais. Elas podem ser em forma de cascatas, cortinas, redes, lâmpadas grão de arroz ou micro-lâmpada, mangueiras luminosas ou figuras decorativas iluminadas.  Há ainda cordões de led, fita adesiva, mangueiras e neon.

Bolinhas coloridas: as bolas de natal são os enfeites mais comuns da decoração natalina e que nunca saem de moda.

Outros enfeites: também podem ser usados quaisquer enfeites como anjinhos, caixinhas de presentes, bonecos de neve, papais-noéis.

 

Cuidados com as instalações elétricas

– Montar árvores de natal longe de cortinas;

– Não sobrecarregar as tomadas;

– Não comprar produtos sem o selo do Inmetro;

– Não fazer emendas nos fios de ligação das luzes pisca-pisca;

– Não utilizar benjamins porque eles podem sobrecarregar as tomadas e gerar curtos-circuitos.

 

Dica: As lâmpadas de LED são as mais indicadas, pois consomem menos energia e não encarecem a conta de luz do condomínio.
Texto: Vanessa Sol
Foto: Marco Fernandes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE