PUBLICIDADE

Contratação de funcionários

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 13/10/2020

materia 6
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Eles são muito importantes para que o trabalho do síndico seja desenvolvido com efetividade. Além de ajudar em questões práticas do condomínio, também é muito importante dispor de profissionais que ajudem na resolução de pendências administrativas, burocráticas e legais. Poder contar com uma equipe qualificada e experiente pode fazer toda a diferença na sua administração.

Conforme o artigo 1.348, V, do Código Civil, uma das atribuições do síndico é “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”, ou seja, a contração de profissionais e da supervisão do trabalho que está sendo prestado ao condomínio é papel de quem faz a administração do condomínio.

Para alguns, a tarefa de contratar funcionários parece ser fácil, porém, esta é uma atividade que exige atenção e dedicação, pois as funções de zelador, porteiro e/ou faxineiro são de extrema importância para manutenção de um condomínio, somado a isso, trona-se essencial que os mesmos estejam treinados e aptos a assumirem as missões de cada um dos cargos.

Quando o síndico precisa contratar ou substituir um funcionário, é comum que vários currículos sejam recebidos para a referida vaga. Um currículo bom já ganha pontos extras e, provavelmente, será crucial para o agendamento de uma entrevista.

No entanto, você já parou para pensar na importância de analisar bem um
currículo e a pessoa que irá preencherá a vaga?

 

Esse indivíduo saberá a rotina dos moradores, dos funcionários, assim como os aspectos de segurança do local. Por isso é importante ter todas as informações necessárias antes de contratar qualquer funcionário para o seu condomínio.

Dicas para uma boa contratação 

A psicóloga e profissional de Recursos Humanos, Malba Pereira, diz que a gestão de um condomínio pode ser comparada a de uma empresa, já que muitas atividades e processos são executados da mesma forma. Ela comenta que o síndico pode contar com o apoio de empresas especializadas na contratação de profissionais ou utilizar outros métodos de seleção. “Hoje temos várias formas de buscar profissionais através de sites de emprego e redes sociais como o Linkedin, mas devemos nos atentar para as qualificações exigidas e fazer uma boa triagem com
entrevistas técnicas e psicológicas. Dependendo do profissional é aconselhável buscar empresas de serviços de contratação especializada para atender a tal demanda. Lembrando que devemos sempre buscar um profissional com ética e boa conduta, além, de estar atento às leis trabalhistas, garantindo que todos os aspectos sejam
atendidos”, alerta a profissional de RH.

Um bom síndico sabe a importância de uma gestão organizada, segura e responsável. A contratação de um funcionário para o seu condomínio deve seguir todos os cuidados praticados em uma empresa por isso, para acertar na hora da contratação, o síndico deve estar atento a alguns pontos.

1- Trace os detalhes da vaga.
Para começar o processo é necessário estabelecer os detalhes da vaga. A vaga é para
porteiro, zelador, segurança ou outra função? Leve em consideração o salário, os
benefícios, o horário de trabalho e as responsabilidades do colaborador.

2- Defina o perfil do candidato.
É preciso entender melhor o profissional que você quer contratar. Pense na sua
personalidade, habilidades e competências que serão exigidas. Uma boa ideia é
realizar uma reunião com os moradores para saber o que eles esperam do profissional
para a vaga em questão. Traçando um bom perfil, ficará mais fácil avaliar os requisitos
mais importantes para quem for ocupar a vaga, e assim a harmonia do prédio estará
mantida.

3- Divulgação da vaga.
O processo de divulgação das vagas é muito importante, pois, quanto mais candidatos
qualificados recrutados maiores as opções para decisão. Procure canais adequados ou
empresas especializadas para dar o suporte em entrevistas e testes. Se optar pela
contratação de empresas terceirizadas, estas devem ter referência de mercado e a
garantia da mão de obra oferecida.

4- Peça referências.
Uma vez que você achou um profissional interessante, peça o contato de ex-chefes e
ex-colegas de trabalho para ter referências, tirar dúvidas e confirmar as informações que foram passadas na entrevista. “Exigir referências é sempre uma boa opção, pelo menos dos dois últimos empregos. É importante observar o tempo em cada local, se tiver intervalos curtos de empregos, entender e pesquisar o real motivo da transição. Um outro ponto é analisar bem a contratação de parentes para trabalharem juntos em um mesmo ambiente, em alguns casos geram um certo conflito, não deve ser impeditivo, e sim, bem avaliado”, alerta a profissional de RH.

5- Faça consultas.
Uma prática fundamental para a contratação de um funcionário é tirar as certidões
negativas, tanto a criminal quanto a cível. E evite contratar funcionários endividados,
procurando consultar o SPC/Serasa. Um funcionário muito endividado pode ser sinal
de um problema maior no futuro.

Para Malba Pereira, contratar um profissional ético, com experiência, proativo e comprometido faz com que se tenha sucesso no ambiente de trabalho e consequentemente traga benefícios para o condomínio. “O profissional com estas características tende a tornar o trabalho mais produtivo e pode criar boas estratégias para planejamento de custos e rotinas de trabalho”, sugere a psicóloga.

Vale destacar que, durante a contratação de funcionários, o síndico deve ter clareza do perfil profissional que está buscando, quais são as verdadeiras atribuições e conhecimentos prévios necessários para ocupar a vaga. Contratar funcionários com pressa pode acarretar em um futuro arrependimento por isso, busque um perfil
adequado ao condomínio e ao perfil dos moradores.

Indicação é a melhor solução?
Há cinco anos a frente do condomínio Moradas do Engenho, no bairro do Engenho Novo, o síndico Bruno Gorni Bernardi conta que adotou algumas medidas antes de contratar os últimos funcionários do condomínio. “Contratamos um auxiliar de manutenção e um auxiliar de limpeza com a ajuda de indicações e a pesquisa de
bons antecedentes. Sempre buscamos boas referências, experiência no ramo, moradia próxima, e principalmente, perfil de dedicação e motivação profissional”, explica.

Fique atento, pois, candidatos que moram longe do condomínio onde vão trabalhar gastarão mais dinheiro, tempo e energia para chegar ao local, com isso, a produtividade poderá cair e comprometer o desempenho das atividades.

Uma indicação de confiança é sempre muito válida, mas, não deve impedir que todas as checagens sejam cumpridas. O síndico do Moradas do Engenho prefere contar com a ajuda dos conselheiros, dos moradores e dos próprios funcionários para indicar e decidir sobre os profissionais mais adequados, mas, mesmo assim, confessa já ter tido problemas com contratações anteriores: “o candidato foi indicado para o cargo, possuía qualificação, mas, infelizmente no dia a dia não demonstrou atividade laboral compatível com a função exercida”, lamenta Bruno.

O síndico ou qualquer outra pessoa que estiver responsável pelas admissões tem que se certificar de que o funcionário efetivado é de confiança e que possui o perfil adequado para exercer suas funções. Para isso, no momento do anúncio da vaga seja bastante claro quanto aos salários, benefícios, horários e escalas de trabalho.

 

Quanto maiores os diferenciais em relação à média salarial e de benefícios, maiores as probabilidades de atrair profissionais mais qualificados.

Se não puder oferecer um piso salarial maior, pense em benefícios diferenciados, como plano de saúde ou cesta básica, por exemplo, que não sobrecarregam tanto os custos do condomínio por não existirem incidência de
encargos trabalhistas. Medidas como essas fazem toda a diferença no processo de recrutamento.

Para finalizar, Bruno Bernardi dá algumas dicas para o síndico que ainda não sabe como começar a procurar um bom profissional: “reúna seu conselho fiscal (são seus melhores amigos no cargo) e o subsíndico (seu braço direito na gestão), e busque ajuda! Procure em seus funcionários uma indicação coerente com a vaga que tem a
oferecer e deixe claro para o candidato para qual função será contratado. O condomínio pode até parecer um estabelecimento comercial, devido a alta rotatividade de pessoas que ali trabalham, mas na verdade é como uma empresa.

Devemos manter relações de mútua confiança entre colaboradores e administradores, e respeitar o cumprimento de deveres e responsabilidades”, completa o síndico.
Observando esses cuidados é possível realizar um processo de contratação produtivo e eficaz, proporcionando qualidade nos serviços oferecidos dentro do condomínio e a segurança que os moradores merecem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE